UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 

 

 Fraude

 

 

 

Agudos-SP:

Vídeo de OVNI nas nuvens  é fraude

Montagem mostra OVNI atrás das nuvens e depois explodindo em luz.

Grandes portais do Brasil estão veiculando o vídeo como possivelmente autêntico.

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte-MG

Para UFOVIA

 

 

Um vídeo mostrando suposto UFO em Agudos-SP tem sido disseminado como possivelmente autêntico por grandes portais da internet, mas se trata de uma fraude. O vídeo filmado dentro de um veículo numa rodovia mostra um grupo de rapazes aparentemente eufórico e falando muitos palavrões.

 

O veículo estaciona e um deles se põe a filmar algo, supostamente por detrás uma nuvem, enquanto o áudio também é gravado. A “coisa” parece girar, envolta na nuvem, para depois soltar uma forte luminosidade e “descer” na forma de duas pequenas luzes paralelas.

 

Este vídeo foi enviado ao portal UFOVIA no dia 23/02, por uma amiga de São Paulo, desejando saber de sua autenticidade. Logo que vi, a grosso modo, notei que a luminosidade apresentada (efeito) fugia da escala de cores do restante do vídeo. Além disso, a resolução do próprio brilho (bem como das luzes que “descem”) é bastante superior à do restante do vídeo. Considerando que tal detalhe deveria ter definição inferior - já que estaria a uma distância considerável -, as imagens mostram o contrário.

 

Esta foi uma impressão pessoal que tive, não sou técnico em imagens. No entanto, a mesma se baseia simplesmente num olhar artístico, de quem tem noções básicas de escala cromática e sombra/luz.

 

Pois bem, tão logo recebi o link do vídeo repassado pela companheira paulista, eu o enviei para que alguns companheiros do conselho editorial do núcleo UFOVIA emitissem seus pareceres a respeito. Entre os que opinaram, foi notado que, apesar da euforia do grupo, nenhum outro veículo parou na rodovia para observar o que supostamente se passava no céu. Além disso, não houve nenhuma curiosidade ou cogitação das “testemunhas” em ir até o local que seria do suposto pouso.

 

Tudo leva a crer que se trata apenas de uma dramatização anteriormente combinada entre os seus participantes, simulando que estivessem avistando algo no céu e parando para filmar. Na verdade, naquele instante, foram filmadas somente as nuvens do céu, pois, evidentemente, não havia nada lá.

 

Posteriormente, o "objeto" e os demais efeitos luminosos teriam sido inseridos digitalmente nas imagens. A sobreposição [veja abaixo] simula um objeto voador semi-coberto pelas nuvens e fazendo pequenos movimentos em torno de si, para depois “explodir” em luminosidade e se transformar em duas luzes paralelas que migram para baixo.

 

Detalhes ampliados do "objeto" superposto no vídeo.

 

Como apontei no início, aos olhos mais críticos, mesmo que fosse demasiadamente brilhante, pode-se ver que a tonalidade da luz inserida nos efeitos desobedece à escala de cor do restante do vídeo, ainda que tal efeito possa ser convincente para muitos.

 

Fábio Bettinassi, publicitário e co-editor do portal UFOVIA, analisou rapidamente as imagens e nos falou sobre esse vídeo. “Infelizmente o vídeo é falso. Baixei o streaming video e analisei frame a frame no 'Adobe Premiere'. Ficou claro que diversos quadros foram enxertados. Foi um trabalho até mal feito e, de certa forma, grosseiro”, declarou.

 

Ele nos enviou também as imagens dos frames do vídeo, que comprovam a montagem [veja imagens do topo]. Ou seja, em alguns intervalos puderam ser detectados fragmentos da imagem original (sem o OVNI) utilizada na montagem. Frames “falhos” (sem o "objeto") mostraram que suposto OVNI não passa de um efeito digital sobreposto, posteriormente, junto à imagem que só mostra nuvens.

 

Esta filmagem foi feita dentro de uma determinada “tendência” vanguardista de outros vídeos fraudulentos postados na internet por seus autores e que tentam se passar por autênticos. A fórmula é simples: simular uma dramatização para uma posterior inserção de imagens e outros efeitos sobrepostos, de forma a interagi-los com a paisagem e a reação das pessoas mostradas no filme.

 

Recentemente, um suposto OVNI que teria sido filmado em Jerusalém utilizou temática semelhante e, possivelmente, teve seus efeitos  - ainda mais simplórios - inseridos por técnicas similares. A filmagem do OVNI da terra de Jesus foi noticiada como sendo autêntica por grandes agências de notícias internacionais.

 

Este vídeo de Agudos não foi o primeiro e nem deverá ser o último sob estas condições, mostrando OVNIs, ou ETs ou até mesmo outras situações que possam gerar igual polêmica, sob os efeitos convincentes da tecnologia digital. Aliás, nestes casos, o objetivo é polemizar, pois os autores dessas fraudes buscam tão somente projeção pessoal ou apenas se divertir com a credulidade alheia.

 

Apesar disso, Fábio Bettinassi ainda acredita que vídeos autênticos mostrando OVNIs ainda possam surgir, “Não desanimem, continuem a relatar casos, o importante é estarmos sempre de olhos abertos, pois uma hora dessas aparece um de verdade”, afirmou.

 

Assim como o OVNI de Jerusalém, grandes portais de notícias no Brasil, entre eles, o G1 e o Uol, estão divulgando informações sobre esta filmagem do suposto OVNI em Agudos-SP, como sendo possivelmente autêntica. Contudo, essa análise primária feita por Bettinassi já foi o suficiente para mostrar que se há algo fenomenal nesse vídeo, com certeza, é a quantidade de palavrões falada por seus protagonistas.

 

* Pepe Chaves é editor do portal UFOVIA e da Rede VF.

 

- Imagens: reprodução.

 

- Tópico associado:

   Agências divulgam hoax de OVNI em Jerusalém

 

- Produção: Pepe Chaves.  

  © Copyright, 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.  

 

 

 home of UFOVIA

 

 

  UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter