AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

Livro Eletrônico

 

Lançamento:

‘Anos de ouro do carnaval de Itaúna’

Livro com textos e imagens de autores locais destaca as melhores produções e principais agremiações do carnaval de rua em Itaúna.

 

Por Pepe Chaves*

Editor da Rede ZINESFERA

12/06/2021

 

Procuramos cristalizar aqui, momentos que passaram, mas jamais passarão na memória coletiva, propiciando assim às novas gerações, conhecer um pouco da inventividade itaunense em matéria de carnaval de rua. O e-book “Anos de ouro do carnaval de Itaúna” pode ser baixado na íntegra e gratuitamente pelo público através clicando aqui.

 

 Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

Neste mês de junho/2021 foi lançado o livro eletrônico (e-book) “Anos de ouro do carnaval de Itaúna” (Pepe Arte Viva Ltda, 2021), que reune informações e imagens das melhores épocas do carnaval de rua em Itaúna-MG, desde os anos de 1970, até princípios de 2000.

 

Este trabalho foi uma idealização de Hélcio Augusto Ferreira Silva (Poita), Toninho Freitas (Caramba) e Pepe Chaves. O livro contém crônicas e artigos dos seguintes autores: Maria Lúcia Mendes, Eleonora Diniz, Marco Antônio Prado, Sérgio Souza e Pepe Chaves. Os autores discorrem sobre suas lembranças, experiências e testemunhos com as produções do carnaval de rua em Itaúna.

 

Destaques das escolas de samba, Zulus, Castores e Pães.

 

‘Anos de ouro do carnaval de Itaúna’

 

Produzir um livro abordando os melhores anos dos carnavais de Itaúna foi uma missão árdua e cheia de responsabilidade. Carnaval esse formado por muitos esforços em todas as agremiações, unindo pessoas, aglutinando ideias e objetivando ação; muita ação. Para compor este trabalho procuramos reunir imagens e fatos de um passado já distante, onde o itaunense desfilava em sua passarela do samba em plena Praça da Matriz.

 

Procuramos trazer à tona um pouco daquelas épocas lúdicas e brilhantes, convocando um time de cronistas com vasto conhecimento de causa: os professores Maria Lúcia Mendes e Sérgio Souza, os carnavalescos Marco Antônio Prado e Eleonora Diniz, e este editor, que também vivenciou em sua infância e adolescência a magia dos nossos melhores carnavais. Os registros em textos e imagens trazem algumas passagens “imortais” do momo local, apresentando suas figuras e agremiações típicas, além de toda a criatividade que o itaunense pôde levar à passarela. Destaque às três grandes escolas de samba: Império dos Castores, Os Pães e Clube dos Zulus; prestando também justa homenagem à escola de samba Unidos da Ponte, um dos embriões do carnaval de rua em Itaúna.

 

É necessário destacar que este trabalho somente foi concebido graças ao afinco de uma verdadeira equipe de colaboradores onde, cada qual ao seu modo, somou positivamente para que pudéssemos concluir o presente registro, especialmente, nestes últimos três meses. Nossos agradecimentos a Antônio Freitas (Caramba), Cleide Diniz, Daniela Diniz Gontijo, Éder Diniz Coutinho, Eleonora Diniz, Hélcio Augusto Ferreira (Poita), Josiane Diniz, Luíza Rodrigues Lopes, Marco Antônio Prado, Marcos Lacél, Rosa Pércope, Sílvia Diniz, Sílvio Diniz Souza, Teodoro Oliveira, Walmir Gontijo e Grupo Fotos de Itaúna.

 

Igualmente colaboraram e agradecemos aos seguintes fotógrafos e acervos que registraram e guardam as imagens que compõem esse livro: Afonso Henrique da Silva Lima, Antônio Gomes, Antônio Freitas (Caramba), Arquivo Via Fanzine, Integrantes do grupo Fotos de Itaúna (Facebook), Museu Municipal de Itaúna e Museu Virtual de Itaúna e Prefeitura Municipal de Itaúna.

 

Desta maneira, juntando toda uma rede que refaz os “anos de ouro” do carnaval de Itaúna, trouxemos nestas páginas histórias de sonhos, sambas, sons e, mais que isso, uma espécie de desfile digital, apresentando algumas das melhores imagens já registradas de nossas escolas de samba na passarela. Além disso, também selecionamos imagens raras e jamais tornadas públicas anteriormente, como as tomadas dentro do barracão dos Zulus, dos Farrapos da Lagoinha ou arquivos pessoais de colaboradores.

 

Procuramos cristalizar aqui, momentos que passaram, mas jamais passarão na memória coletiva, propiciando assim às novas gerações, conhecer um pouco da inventividade itaunense em matéria de carnaval de rua. Atualmente esta festa popular que sempre encantou a nossa comunidade está completamente desarticulada, mas, esperamos que um dia as peças certas se juntem novamente, levando o luxo, a beleza plástica, a música e a inspiração novamente aos olhos do público.

 

Como editor, agradeço a cada um dos envolvidos neste registro digital, pois, graças à colaboração de todos, este livro poderá estar ao alcance de qualquer cidadão que desejar acessá-lo, não só a partir de Itaúna, mas de qualquer local do planeta.

 

Viva, o Império dos Castores;

Viva, Os Pães;

Viva, o Clube dos Zulus;

Viva, os Unidos da Ponte;

Viva, o eterno carnaval de Itaúna!

Agora, todos juntos e eternizados aqui.

 

Pepe Chaves – produtor/editor

São Tomé das Letras-MG

 

- O e-book “Anos de ouro do carnaval de Itaúna” pode ser baixado na íntegra e gratuitamente pelo público clicando aqui.

 

- Doações espontâneas à esta produção podem ser feitas através do PIX: pepechaves@gmail.com

   

 - Imagens: Divulgação.

 

 Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

- Produção: Pepe Chaves

  © Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Ir para a página principal

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.