AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

Literatura

 

Lançamento:

Viviane Nogueira lança ‘Recados para o Coração’

Poetisa itaunense lança seu primeiro livro autoral, contendo 26 poemas.

 

Primeiro livro de poesia de Viviane Nogueira tem prefácio do professor Sérgio Souza e arte da capa de Stefanie Raquel Nogueira.

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

A escritora Viviane Nogueira, de Itaúna-MG, lançou neste mês de fevereiro o seu primeiro o livro de poesias em formato e-book, “Recados para o Coração”. O livro é prefaciado pelo professor Sérgio de Souza. A arte da capa é de autoria de Stefanie Raquel Nogueira Araújo, filha da autora. O livro reúne 26 poemas autorais de Viviane Nogueira, grande parte deles já publicada na sua página em Via Fanzine.

 

O livro tem organização e edição de Pepe Chaves, que comentou sobre a obra: “Viviane Nogueira sempre viveu sua poesia em corpo e alma. Seus escritos são seus trajetos, suspiros, alegrias, surpresas e decepções. Neste seu primeiro trabalho, a autora reúne uma intensa gama de sentimentos e emoções genuínas, trazidos à tona por seus inspirados poemas. Tomando por base o seu talento e desejos de escritora, acreditamos que este primeiro trabalho possa ser apenas o início de uma longa e profícua carreira poética. Viviane Nogueira que nos surgiu como uma agradável surpresa na literatura itaunense contemporânea, planta agora sua primeira semente na poesia e na prosa, com a certeza de que os frutos virão, tenros e saudáveis”.

 

Viviane Nogueira.

 

Reproduzimos a seguir, o prefácio, assinado pelo professor Sérgio Souza.

 

Prefácio

 

Viviane Nogueira caiu nos braços da Poesia. Aliás, a Poesia tem braços amplos e poderosos. Ela pode acolher o belo, o feio, o grande, o pequeno, o justo, o injusto, o nítido, o obscuro. Tem asas.

 

A Poesia voa, voando junto com ela o pensamento. Pode estar no ar, na terra ou no mar, num planeta que existe ou que inventamos, numa praia paradisíaca ou num montão de lixo.

 

Pode surgir numa pipa, num pedaço de papel, numa colcha de retalhos. A Poesia tem o condão de nos remeter a lugares impensáveis, a tempos imemoriais; de trazer de novo a infância, para bem pertinho de nós, permitindo-nos até remodelá-la.

 

Viviane Nogueira veleja por todo esse ambiente onírico da Poesia.

 

Um percurso. Uma estrada...

 

Viviane Nogueira tem pés calejados. Perambulou por caminhos de pedras, às vezes, difíceis até de escalar, porém sempre confiante em dias melhores, na bonança enfim. É por isso que o Bem sempre se instala.

 

Viviane tem mãos calejadas: pelo trabalho, as mesmas mãos que depois da faina vão transformar qualquer agrura em magníficos versos.

 

O Poeta não é apenas o cinzelador; tem de ser também alquimista, saber transmudar, em ouro, aquilo que, ao senso comum, parece ordinário. Seria então o Poeta o catalisador, para que o bom e o belo se instaurassem no mundo? Seria, Viviane?

 

Nesta, e em todas as épocas, há, e sempre haverá, os sucumbidos, os desesperançosos. Viviane vem e fala de amor. Renasce a esperança. Ressurge o belo. O que é fosco volta a brilhar.

 

Viviane Nogueira traz um misto de Romantismo e Modernismo, em versos que encantam e fazem pensar. Por isto é que tem agradado tanto, tendo conquistado um público de rara sensibilidade e gosto refinado.

 

Sérgio Souza

Professor, escritor e músico.

Sarzedo-MG, fevereiro/2021

 

* Informações e imagem: Equipe Viviane Nogueira.

 

- Contato com a autora e aquisição do livro por e-mail:

nogueirav290@gmail.com.

 

 

Ir para a página principal

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.