'A linguagem das pedras nos corações dos homens' - Com a qualidade jornalística Via Fanzine HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA
Pré-história mineira
Minas Gerais: Painéis serão recuperados MPMG viabiliza restauração e exposição de painéis de arte rupestre pré-histórica de Minas*.
Os painéis rupestres tornam-se importantes instrumentos para a divulgação e a valorização do patrimônio arqueológico de Minas Gerais. Leia também: Um reino africano no Centro de Minas? Andanças por Minas: segredos pouco explorados Museu Peter Lund vai reunir descobertas Pesquisador russo destaca o trabalho de Gabriele Baraldi Rússia: Mistérios em torno do geoglifo no Ural
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, viabilizou medida compensatória fixada em acordo com uma empresa mineradora para a restauração de 43 painéis de arte rupestre que ficaram armazenados na sede da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) até 2013 e estavam em péssimo estado de conservação.
As obras foram inicialmente levadas para a Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura, no Museu Mineiro, onde foram restauradas. Em seguida, os painéis foram transferidos para o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
A partir do sábado, 3 de dezembro, as peças estarão expostas no receptivo do Monumento Natural da Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas (rodovia BR-040, Km 472, s/n, Universitário) e poderão ser visitadas das 8h às 17h.
Acervo
Em 1977, a Cetec iniciou pesquisas para o desenvolvimento de técnicas de estudo da arte rupestre, visando contribuir para o entendimento, divulgação e preservação do registro cultural dos povos pré-históricos que viviam na região de Lagoa Santa.
No âmbito desta pesquisa, foram desenvolvidas metodologias de reprodução pictórica de imagens rupestres, que resultaram na confecção de 43 painéis, de autoria de Silvia Gaia e Maria Irene de Melo Neves e de grande relevância documental e artística.
Expressando ideias e valores das culturas pré-históricas, os painéis apresentam a arte rupestre de forma diversificada, com diferentes tipos de representações: antropomorfos, zoomorfos, sinais geométricos, instrumentos utilitários, armas e cenas do cotidiano (caça, guerra, dança, parto).
Os painéis rupestres tornam-se importantes instrumentos para a divulgação e a valorização do patrimônio arqueológico de Minas Gerais. Com representações de desenhos e pinturas existentes em grutas mineiras de diversas regiões do estado, nos municípios de Santana do Riacho, Matozinhos, Monjolos, Prudente de Morais, Pedro Leopoldo, Gouvêa, Conselheiro da Mata, Varzelândia, Lagoa Santa e Buenópolis.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3775-2695.
* Informações do MPMG/Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico. 02/12/2016
- Foto: MPMG.
Leia também: Um reino africano no Centro de Minas? Andanças por Minas: segredos pouco explorados Brasil Antigo: Algumas Hipóteses Antepassado do homem não estava só Museu Peter Lund vai reunir descobertas Pesquisador russo destaca o trabalho de Gabriele Baraldi Rússia: Mistérios em torno do geoglifo no Ural Especulações sobre a Ruína de Natividade - Por C. P. Gomar Nas supostas ruínas de Natividade da Serra C. P. Gomar A antiguidade dos registros rupestres do Brasil - Por J.A. Fonseca Cueva de los Tayos: a verdadeira caverna do tesouro - Por Yuri Leveratto Você sabe o que é Arqueologia? - Por Paulo R. Santos Fonte Magna - a herança dos sumérios ao Novo Mundo Brasil Central: pés e círculos impressos na rocha são alguns vestígios Cerâmicas précolombianas: descoberta arqueológica em Itaúna-MG Escócia: descoberto túmulo que refaz a história J.A. Fonseca registra mais um muro de pedra em Itaúna Antigos muros de pedras no interior de Minas Gerais
- Extras: Visite o portal oficial de Gabriele Baraldi Visite o portal oficial de J.A. Fonseca Visite o blog de Oleg Dyakonov Visite o blog Protocivilizacion
- Produção: Pepe Chaves. © Copyright 2004-2016, Pepe Arte Viva Ltda.
|