Voando alto:
Do Sucatão à 'família Aerodilma'
Presidente Dilma deverá utilizar
primeiramente uma aeronave Embraer Lineage,
numa versão adaptada e, possivelmente,
também um Airbus A330.
Da
Redação
AEROvia

Aerodilma I -
Embraer Lineage numa
versão adaptada para somente 19 lugares.
Quem não se lembra do Aerolula? Foi o avião que o então presidente Lula mandou comprar da Airbus Industries em 2004
para substituir o antigo Boeing 707 usado por FHC e que estava operante
desde sua construção em 1958.
Simbolizando uma ‘nova
fase’ na política e na democracia brasileira, Lula consumiu R$ 98
milhões dos cofres públicos para comprar o novo avião, um Airbus modelo ACJ. A aeronave foi construída sob medida, de acordo com os padrões de
autonomia e conforto exigidos pela Aeronáutica Brasileira. Dessa
maneira, Lula poderia visitar o mundo todo com rapidez e em grande
estilo de um presidente produzido pela massa.
Entre 2004 e 2009,
somente em peças de reposição e serviços de manutenção, o Aerolula
gastou R$ 5,5 milhões, além de outras dezenas de milhões em combustível
e salários da tripulação.
Descontente com a
aeronave presidencial, Lula autorizara a compra de dois outros novos jatos
da Embraer, os EMB-190, os maiores jatos comerciais fabricados no
Brasil, ao custo total de R$ 60 milhões. Tais aeronaves seriam
destinadas a transportar membros do governo e demais personalidades de
elevada importância.

Detalhe do interior do
Embraer Lineage na
versão para19 lugares do Aerodilma: muito espaço e conforto.
Assista vídeo mostrando o
interior da aeronave Lineage 1000/Embraer
Embraer Lineage 1000, o Aerodilma I
Agora com a presidente
Dilma Roussef, os gastos com aviões presidenciais continuam subindo como
os voos dos mesmos. Dilma
recusou utilizar o Airbus Aerolula e solicitou um novo avião, desta vez,
com requintes de conforto jamais vistos pelos brasileiros relegados ao
restrito mundo do salário mínimo.
O primeiro avião
presidencial de Dilma, já
apelidado de Aerodilma, será um Embraer Lineage 1000 [fotos acima], o mais
caro e maior jato da Embraer, numa versão especial. O Aerodilma recebeu
uma nova configuração para somente 19
passageiros, num ambiente com muito espaço - já que este modelo em sua
versão original foi projetado para transportar até 122 pessoas.
De acordo com o
projeto, esse Aerodilma vai superar as aeronaves anteriores, tanto em
termos de tecnologia de aviação, como em luxo e conforto das cabines.

Aerodilma II -
Airbus A330, ao custo aproximado de meio bilhão de reais.
Airbus A330, o
Aerodilma II
Contudo, independente
deste maravilhoso jato da Embraer, a Presidência da República está
planejando ampliar a "família Aerodilma", com a compra de um avião ainda
maior e mais imponente. Mostrando que não tem preconceito de
nacionalidade, ainda deve ser adquirido do consórcio franco-inglês Airbus,
uma aeronave A330, ao custo de R$
500 milhões. Se proceder a aquisição, serão gastos meio bilhão de reais
-
valor que daria para comprar 25 mil carros populares - somente com a
aquisição de um único avião para utilização da Presidência da República.
Tempos de autonomia
É curioso lembrar que
durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o antigo avião
presidencial, o
“Sucatão”, com os seus 50 anos em atividades, funcionou perfeitamente
levando a comitiva da presidência para os quatro cantos do mundo, com
humildade e despretensão. Muitos presidentes brasileiros também se
utilizaram de companhias nacionais para suas viagens ao exterior.
Também é curioso notar que os altos gastos
com aquisição e manutenção de aeronaves presidenciais vêm num momento em
que a Força Aérea Brasileira amarga uma considerável redução no seu
orçamento para 2011. Inclusive, conforme informou recentemente o
comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, o corte orçamentário do governo implicará
num projeto de grande interesse da Defesa nacional, que é o programa
para a produção das aeronaves cargueiras
KC-390, pela Embraer.
Num país em que a Força
Aérea possui metade de sua frota de aeronaves no chão, por falta de
peças e verbas para manutenção, o primeiro escalão do governo federal
quer voar alto.
- Imagens: Embraer / Airbus.
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Assista vídeo mostrando o
interior da aeronave Lineage 1000/Embraer
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