SAÚDE

14/03/2020 4 anos atrás

São Tomé das Letras e a prevenção ao Coronavírus

Minas Gerais decreta situação de emergência e São Paulo suspende as aulas. Em São Tomé das Letras o setor da Saúde se reuniu e decidiu sobre as novas medidas para conter o Coronavírus.

Por Redação

Setor da Saúde do governo mineiro divulgou novas medidas na última semana.

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Outros destaques em Via Fanzine

Com a chegada do covid 19 no Brasil, diversas autoridades da Saúde têm tomado medidas preventivas que vão influenciar na vida de toda a população brasileira.

Na última semana, os setores de Saúde dos municípios brasileiros, além de departamentos estaduais e federais se reuniram no sentido de coordenar novas medidas que possam evitar a propagação do Coronavírus.

Reunião da Saúde em São Tomé Das Letras

A Prefeitura de São Tomé das Letras informou em nota na rede social que na tarde desta sexta-feira 13/03, foi realizada mais uma reunião com membros do Departamento de Saúde para debater possíveis soluções de prevenção quanto ao Coronavírus.

De acordo com a nota, “São Thomé não possui casos suspeitos, mas por ser uma cidade turística recebe visitantes de diversas partes do país; a equipe de Saúde está empenhada em tranquilizar a população quanto à preocupação da disseminação do vírus. O prefeito Tomé Alvarenga, juntamente com os profissionais da saúde discutiram questões dos kits de segurança e da estrutura local, pois se a cidade receber algum alerta, prontamente está preparada para a situação”.

Segundo as informações, “a Coordenação de Atenção Primária, uma sala já está separada no hospital, caso a unidade tenha que atender pacientes suspeitos; um leito isolado e com profissionais preparados para o atendimento em segurança, dos possíveis casos que após o diagnóstico serão encaminhados”.

Além disso, esclarece a nota, “Seguindo o protocolo, como garantia, já está solicitado a compra de novas máscaras, botas e aventais de uso descartável dos funcionários do hospital. Para a população em geral a solução é seguir os devidos cuidados com as orientações de higiene e hábitos que o Ministério da Saúde tem advertido de forma assídua nos últimos dias”.

Minas decreta situação de emergência

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) decretou, nesta sexta-feira (13/03), Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência aos pacientes com coronavírus. Entre as medidas previstas está a dispensa de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais.

O decreto também oficializa a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas), coordenado pela SES-MG, para monitoramento e estudo dos casos, além da atuação na tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento.

Conforme explica a coordenadora do Coes-Minas, Rejane Letro, a SES-MG tem ampliado sua capacidade de resposta por meio do trabalho realizado pelos técnicos. “Na verdade, o Coes-Minas já está funcionando desde 30 de janeiro e, a partir de agora, estará ativo 24 horas por dia, com profissionais de plantão, inclusive nos finais de semana, orientando e capacitando profissionais de Saúde que atuam diretamente na assistência. Essa é uma das ações que ampliam nossa capacidade de resposta frente ao vírus”, afirma.

Por meio do decreto, fica prevista, ainda, a possibilidade de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, vacinação e tratamentos médicos em pacientes que se recusarem a receber atendimento, além da aquisição de serviços com pagamento posterior de indenização, caso necessário.

Orientações

Por se tratar de um vírus de transmissão respiratória, o contágio acontece de forma rápida, especialmente pelo contato próximo com um indivíduo doente, por meio da fala, tosse e espirro. Por isso, neste momento, a SES-MG orienta a população a evitar o contato físico com pessoas que apresentem sintomas respiratórios, incluindo apertos de mão e abraços. A circulação em locais fechados com pouca movimentação de ar também deve ser evitada.

Outras medidas devem ser tomadas, incluindo lavar as mãos com frequência, evitar compartilhamento de alimentos, copos, talheres, toalhas e outros objetos de uso pessoal, nunca usar as mãos para tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados e com entrada de ar. Não há, ainda, orientações relacionadas ao cancelamento de aulas, shows e outros eventos que reúnam aglomerações. Contudo, as medidas são bem dinâmicas e a SES-MG acompanha o avanço dos casos e tomará as medidas que se mostrarem necessárias para a contenção do vírus, conforme avaliação de risco.

São Paulo suspende aulas

Na sexta-feira, 13/03, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a suspensão de aulas e eventos com mais de 500 pessoas. O Governador João Doria confirmou intensificação das medidas de combate ao coronavírus após reunião com o Ministro da Saúde nesta data.

Em acordo com o Ministério da Saúde, ficou definido que haverá interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino a partir de segunda (16), o adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde.

“As decisões não são fruto de intuição ou decisões políticas. São decisões amparadas em fatos e informações de ordem técnica e se dão em virtude de circunstâncias, números e evidências”, afirmou Doria.

“Desde o início desta crise do coronavírus, nós temos dito que a avaliação seria feita diariamente e, até quando necessário, a cada hora, dada as circunstâncias”, acrescentou.

* Pepe Chaves é jornalista e editor do diário digital Jornal São Tomé Online e da ZINESFERA.

- Com informações do Governo do Estado de Minas Gerais / Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Tomé das Letras.

- Imagem: Agência Minas/divulgação.

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

LITERATURA

Remédios florais: Autoras lançam livro do sistema floral rupestre

por Redação

Soninha Valença e Neide Teixeira, de São Tomé das Letras, finalizam o livro 'Florais Rupestres de São Tomé das Letras - As flores que nascem nas pedras', explorando os benefícios terapêuticos de 77 flores locais. A obra, de 250 páginas, inclui imagens e usos das flores contra males psicológicos, emocionais e espirituais, e será lançada em 2024.

28/03/2024 4 horas atrás

UFOLOGIA

Casuística: Os avistamentos ufológicos em São Tomé das Letras

por Pepe Chaves

São Tomé das Letras, conhecida por sua riqueza natural e mística, também é famosa na ufologia. Moradores e turistas relatam avistamentos de OVNIs e criaturas. A cidade, sobre um maciço de quartzito, atrai fenômenos por suas propriedades 'energéticas'. Um programa de ufologia, 'CASE arquivo UFO', traz esses casos ao público.

27/03/2024 1 dia atrás

CASE arquivo UFO: TV Fanzine e DTV lançam programa de ufologia

por Redação

Via Fanzine e DTV lançam "CASE arquivo UFO", um programa mensal de ufologia. A estreia em 24/03 abordará um caso ufológico de 1982 em Campo Grande. Produzido por Pepe Chaves e Dante Villarruel, o programa promete trazer casos desconhecidos, com acesso livre ao público.

21/03/2024 7 dias atrás

POLÍTICA ♦ OPINIÃO

Política à moda coronelista: Voto de cabresto e sucateamento

por Rafael Vidal

Nosso município enfrenta desafios políticos, incluindo corrupção e compra de votos. A elite política utiliza o acesso privilegiado ao setor público para manter poder. Conquistas recentes visam desemparelhar a máquina pública e combater práticas ilegais. É vital escolher representantes comprometidos com o bem coletivo e denunciar irregularidades para transformar a governança local.

20/03/2024 8 dias atrás

CULTURA

Mistério e beleza em São Tomé das Letras

por J. A. Fonseca

São Tomé das Letras é uma cidade mística, cercada por lendas e uma rica história que data do século XVIII. Conhecida por sua localização na Serra da Mantiqueira e arquitetura única, atrai por suas belezas naturais e mistérios, como a estátua de São Tomé encontrada numa gruta e inscrições antigas indecifráveis. Fenômenos estranhos e avistamentos de OVNIs são comuns, alimentando o misticismo do local.

19/03/2024 9 dias atrás

DENÚNCIA ♦ EXECUTIVO MUNICIPAL

Panfletos públicos lançados com inúmeros erros: ajudam ou atrapalham?

por Rafael Vidal

Novos panfletos turísticos de São Thomé das Letras têm falhas graves: QR codes quebrados, direcionamentos errados e site pouco acessível, afetando a imagem do turismo local. Críticas apontam amadorismo na execução, desafios no gerenciamento do turismo e na participação efetiva do Conselho de Turismo. A prefeitura imprimiu 10 mil panfletos, mas detalhes financeiros da campanha não foram divulgados.

15/03/2024 13 dias atrás

FIGURAS IMORTAIS

Juan Uviedo: Do teatro e do xamanismo

por Redação

Juan Uviedo, argentino que lutou contra a ditadura, radicou-se em nosso município. Atuou no teatro, dirigindo peças na Europa e Brasil, e explorou o xamanismo. Fundou a Associação Viva Criança, beneficiando jovens com arte. Seu filme "El Provocador" reflete suas ideias revolucionárias. Faleceu em 2009, deixando legado de ativismo e arte.

14/03/2024 14 dias atrás

MEIO AMBIENTE ♦ E-BOOKS

Eco de vozes: A jornada literária e ecológica de Isabel Bande Espinosa

por Redação

Isabel Bande Espinosa, autora galega naturalizada brasileira, se destaca na literatura infantil ecológica, poesia e crônicas, além de ser ativista ambiental. Isabel também explora suas experiências através da música e crônicas, partilhando reflexões sobre a sociedade e o meio ambiente. Sua trajetória de vida, desde a Espanha até o Brasil, é marcada pelo compromisso com a arte e o ambientalismo, fazendo dela uma voz influente no cenário cultural e ecológico.

13/03/2024 15 dias atrás

CRÔNICAS DE SÃO TOMÉ

São Tomé das Letras: As células da alma de um lugar

por Pepe Chaves

Nosso município, São Tomé das Letras, é escolhido por sua montanha para ser lar de uma diversa gama cultural e espiritual. Visitantes e moradores são atraídos por um "chamado" especial, contribuindo para a rica "geleia social" que define o espírito da cidade. A tolerância e a diversidade caracterizam a convivência, tornando o local um cenário único para a busca da paz.

12/03/2024 16 dias atrás

CULTURA

Arte sacra: A imagem furtada do apóstolo Tomé

por Pepe Chaves

A imagem do apóstolo Tomé, símbolo de nosso município, foi roubada em 1991 da igreja matriz. Originária do século 18, esta peça rara integra o patrimônio cultural e histórico, mas hoje faz parte das 730 obras sacras furtadas em Minas Gerais, buscadas pelas autoridades para recuperação e preservação do legado cultural.

06/03/2024 22 dias atrás

SAÚDE

Doença respiratória: A silicose e as atividades da mineração

por Pepe Chaves

A silicose, doença pulmonar causada pela inalação de sílica, afeta trabalhadores e residentes de nosso município devido à mineração. Com quatro variantes, não tem cura, mas medidas preventivas e uma vida saudável podem aliviar sintomas. Atenção à higiene e uso de EPIs são essenciais para prevenção.

05/03/2024 23 dias atrás

CULTURA

Curta-metragem: Excursão a São Tomé das Letras

por Pepe Chaves

Em 1951, nosso município era um lugar modesto, pouco conhecido, antes do turismo. Gabriel Ferrer capturou essa época em seu filme, documentando a vida local e registrando a imagem de São Tomé, hoje perdida. Ferrer, cineasta nato de São Lourenço, deixou um legado valioso de nossa história visual.

04/03/2024 23 dias atrás