ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

 

 Meio Ambiente

     

Pico do Gavião:

Incêndio retorna, mas é controlado

Incêndio vindo de Luminárias chega até São Tomé e uma nova força tarefa integrada por populares, Prefeitura de São Tomé e Corpo de Bombeiros conseguiu deter o avanço do fogo.

   

Reportagem de Pepe Chaves*

De Sobradinho de Minas, STL-MG

Para Jornal São Tomé Online

e Portal Sobradinho de Minas

25/09/2019

 

Novamente as pessoas se mobilizaram e conseguiram controlar um novo incêndio na região do Pico do Gavião; incêndios estão ocorrendo seguidamente no local.

Leia também:

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

  

Novo incêndio é controlado

 

Após queimar por três dias e ser aplacado, um novo incêndio na região do Pico do Gavião foi identificado por moradores na manhã dessa terça-feira, 24/09. Um grande canudo de fumaça saia da região próxima à Cachoeira da Chuva, abaixo do Pico.

 

Ao avistar o novo incêndio, a Redação do Jornal São Tomé Online acionou imediatamente à Assessoria de Comunicação Social do Exército, na ESA, em Três Corações e também ao comando do Corpo de Bombeiros naquela cidade. Ambos trabalharam na extinção do incêndio anterior na região.

 

Nossa redação também informou ao Executivo Municipal em São Tomé. A servidora Carla Gonzalez nos informou que a Prefeitura já estava ciente do novo incêndio e que o  prefeito Tomé Alvarenga estaria providenciando uma van para levar voluntários ao combate do incêndio naquele local.

 

Mobilização contra incêndio

 

No início da tarde de ontem (24/09), o pessoal da Brigada Voluntária de São Tomé rapidamente se mobilizou e voltou a subir o pico, retomando os trabalhos para a extinção desse novo incêndio.

 

Nossa reportagem falou com o brigadista Barranco, morador de Sobradinho de Minas, que trabalhou na extinção do fogo no local. De acordo com ele, este incêndio ocorreu em uma mata fechada, em área de difícil acesso. O brigadista se queixou da dificuldade do combate aos incêndios - constantes nesta época do ano - e sugeriu a criação de uma campanha educativa no sentido de conscientizar as pessoas a não fazer queimadas.

 

Segundo Barranco, dessa vez, os trabalhos foram conduzidos por uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, todas de São Tomé e Sobradinho, com exceção de três integrantes do Corpo de Bombeiros de Lavras-MG, e também a colaboração do Saulo Silva, trilheiro de Luminárias, que deu apoio aos brigadistas carregando água com sua moto de trilha.

 

Pico do Gavião visto de Sobradinho na manhã dessa terça-feira: muita fumaça revelava novo incêndio na região da Cachoeira da Chuva.

 

Incêndio começou em Luminárias

 

Conforme apurou nossa reportagem, tudo indica que o fogo veio do município de Luminárias e chegou próximo da Cachoeira da Chuva, abaixo do Pico do Gavião. Porém, o acesso dos brigadistas se deu pela fazenda do Denilson, em Sobradinho, distrito de São Tomé das Letras.

 

Para conter o fogo, os brigadistas criaram aceiros feitos por um trator cedido pela Prefeitura de São Tomé. Essa técnica, limpa ao redor da linha de fogo, isolando-a, para que esta não atinja as matas próximas. Um aceiro pode ser feito com enxada ou trator. Nos trabalhos dessa terça-feira também foi usado um soprador a gasolina, que ajudou a conter as chamas.

 

De acordo com as estimativas, dezenas de alqueires teriam sido queimados nesta última investida do fogo naquela região.

 

Detalhe do fogo apagado na mata em uma mata fechada naquela região.

 

Prefeitura se prontificou

 

Nossa reportagem falou também com Carla Gonzalez, chefe do setor de Turismo para a Prefeitura de São Tomé das Letras. De acordo com ela, “Mobilizamos o maquinário da prefeitura novamente, (caminhão-pipa e trator para finalizar os aceiros). Com uma van levamos os brigadistas e voluntários até a fazenda do Denilson, por onde o fogo estava se alastrando, a partir de Luminárias no sentido Sobradinho. O aceiro foi finalizado e o fogo controlado, mas não sanado, devido estar em mata fechada e também ainda com incidências de focos de fogo subterrâneo”, afirmou.

 

Ainda de acordo com ela, “Saímos do local ao anoitecer com novos focos de fogo aparecendo, mas o cenário não permite o combate noturno pelo alto risco. O fogo está cercado por aceiros e pela outra parte, pela vegetação já queimada na montanha. Amanhã (quarta-feira), amanhecendo o dia, novamente irá acontecer a vistoria no local para definirmos as próximas providências”, disse Carla Gonzalez.

 

Exército e Corpo de Bombeiros acompanharam

 

O Jornal São Tomé Online informou ontem que havia acionado o Exército (ESA) e também o Corpo de Bombeiros, (ambos em Três Corações) reportando sobre o novo incêndio.

 

Nesta mesma data recebemos o retorno do setor de Comunicação Social da ESA, através do coronel Mota. Ele nos informou que o Exército continua de prontidão, reiterando o que havia nos dito antes, de que, caso a unidade seja acionada por alguma autoridade constituída, retornaria aos trabalhos contra o fogo.

 

O comandante do Corpo de Bombeiros em Três Corações, Tenente Rezende, também nos contatou, informando que, pelo fato de o fogo ter se iniciado a partir de Luminárias, o quartel do Corpo de Bombeiros da cidade de Lavras já havia sido acionado, e homens de lá trabalharam com os brigadistas no local.

 

Chuva fez o rescaldo final

 

Para a tranquilidade de todos, uma forte chuva chegou na madrugada desta quarta-feira e fez o rescaldo final nas áreas ainda fumegantes da mata atingida. Contudo, os seguidos incêndios ocorridos nesta região mostra a necessidade de uma maior fiscalização por parte das autoridades e dos moradores.

 

É preciso que a comunidade esteja vigilante, pois cada queimada dessa extingue um grande número de plantas e animais nativos da região. Também é preciso que a conscientização contra o fogo chegue às pessoas, através das escolas, meios de comunicação e do dia a dia da comunidade. Acreditamos que, de fato, a necessidade de uma campanha educativa nesse sentido, se torna algo realmente urgente para que o fogo não volte a incidir, nesta e noutras regiões do município.

 

* Pepe Chaves é jornalista e editor dos portais Via Fanzine, Jornal São Tomé Online e da Rede ZINESFERA.

 

- Imagens: Barranco, Carla Gonzalez e Pepe Chaves/Jornal São Tomé Online.

 

* Agradecimentos especiais: Coronel Mota (EB/ESA), Tenente Rezende (Corpo de Bombeiros PMMG), Carla Gonzalez (prefeitura de São Tomé das Letras) e aos brigadistas, Barranco e Dalton Pessoa.

 

Leia também:

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

 

- Produção: Pepe Chaves.

© Copyright 2004-2019, Pepe Arte Viva Ltda.
 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2019, Pepe Arte Viva Ltda.