MEIO AMBIENTEPICO DO GAVIÃO

22/09/2019 4 anos atrás

Fogo é debelado na região do Gavião

Paz na serra: durante três dias o pico ardeu em chamas e somente no último sábado, uma junta formada por militares e civis conseguiu extinguir os últimos focos do intenso incêndio que assolou aquela região.

Por Redação

Pico do Gavião na manhã desse domingo: finalmente, sem exalar fumaça.

Leia também:

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

O fim da queimada

Após um árduo trabalho que superou três dias, uma força-tarefa formada por civis e militares conseguiu extinguir um grande incêndio nos arredores do Pico do Gavião e da Cachoeira da Chuva, na divisa dos municípios de São Tomé das Letras e Luminárias.

Durante três dias a serra ardeu em chamas, criando um gigantesco e doloroso espetáculo de luz nas últimas noites e poluindo de fuligem todo o ar da região. Mas, a partir da noite do sábado, 21/09, graças a uma operação conjunta no local, as chamas cessaram e o pico pôde voltar a ser avistado sem a fumaça ao seu redor.

Viatura-pipa do EB, usada para apanhar água e levá-la até o local dos focos.

Os últimos esforços foram levados a cabo durante todo o sábado, quando se reuniu o Exército Brasileiro (EB), o Corpo de Bombeiros (CB) e os voluntários civis, formando uma força-tarefa para o combate do incêndio.

Positiva participação do Exército

Nesta operação foi imprescindível o uso de uma viatura-pipa do EB, que recolhia água em poços próximos e levava aos combatentes nos locais mais críticos. Na luta contra o fogo também foram usados abafadores e enxadas por militares e civis. A operação se estendeu durante todo o dia, cessando somente ao cair da noite, às 18h, segundo nos informou o coronel Mota, oficial de Comunicação para a ESA em Três Corações-MG.

Falando com o Jornal São Tomé Online na manhã desse domingo, 22/09, o coronel Mota explicou sobre os trabalhos realizados no dia anterior, “Ontem o Exército, por meio da Escola de Sargentos das Armas (ESA), empregou militares e viaturas para apoiar a Prefeitura de São Thomé das Letras. Os militares chegaram na região da Cachoeira da Chuva e após ser verificado que o foco estava controlado seguiram em direção ao Pico do Gavião, onde permaneceram junto com bombeiros, brigadistas e voluntários até o controle da situação. A atuação integrada entre os militares e civis permitiu o controle dos focos de incêndio e reforçou os esforços voltados a preservação ambiental”.

Soldados do Exército em uma grande região queimada.

Ainda de acordo com Mota, após o término dos trabalhos de extinção dos focos, os envolvidos na força-tarefa voltaram a se reunir e foram checar pontos que poderiam reacender na mata. Todos deixaram o local somente por volta das 20h40.

Corpo de Bombeiros continua atento

Apesar do sucesso no rescaldo final, ainda havia a possibilidade de haver novas ignições e após o encerramento dos trabalhos, toda a região ficou sob observação durante as próximas horas e o dia seguinte.

Falando conosco na manhã desse domingo, o Tenente Rezende, do Corpo de Bombeiros, nos confirmou que o incêndio foi controlado. Ele afirmou que esteve em Sobradinho por volta das 6h desse domingo para verificar a situação da queimada. Rezende nos disse que esteve pessoalmente com o brigadista Luiz Carlos Souza (o Barranco, morador de Sobradinho) e este o informou que fez uma varredura nos focos de fogo que ainda havia no local durante a noite de ontem.

Rezende explicou que este monitoramento visa verificar possíveis reignições do fogo, pois ainda há plantas queimando e soltando fumaça, segundo ele. O militar disse acreditar que não seja mais possível surgir uma reignição na mata, contudo, caso isso ocorra, ele informa que o Corpo de Bombeiros continuará atento e estará retornando ao local caso seja preciso.

Soldado do EB trabalha na contenção do fogo do Pico do Gavião.

O anoitecer de ontem aqui em Sobradinho foi marcado por uma densa camada e fumaça branca que ainda saia do alto do pico, pairando sob todo o vale do distrito, tornando a respiração mais pesada e as paisagens turvas. Já na manhã desse domingo o ar amanheceu bem mais limpo e nenhum foco de incêndio ou fumaça foram notados na região atingida.

Autoridades estiveram no local

Durante a operação, algumas figuras públicas estiveram no local, ajudando ou acompanhando os trabalhos, como o prefeito Tomé Alvarenga, acompanhado por suas chefes de departamento Josiane Cardoso e Carla Gonzalez, o membro do diretório do PV local, Jackson Oliveira, além dos vereadores Adriano Jiló e Ariel, dentre outros.

Do local, o prefeito Tomé Alvarenga gravou um vídeo manifestando seu agradecimento aos militares da ESA e do Corpo de Bombeiros, aos brigadistas e moradores locais. Ele disse torcer para que as chuvas surjam e a mata danificada se recupere rapidamente.

O prefeito Tomé Alvarenga e o brigadista Barranco, no local dos trabalhos para extinção do fogo.

Em contato conosco, Carla Gonzalez, chefe do departamento de Turismo de São Tomé das Letras expressou seus agradecimentos e sua preocupação com a prevenção de incêndios no município, “Aproveito para agradecer a todos que colaboraram de alguma forma com esta operação de combate, os brigadistas que foram os anjos da guarda nessa situação, os voluntários, a prefeitura municipal, por disponibilizar a alimentação para os combatentes, todos os equipamentos necessários, e o transporte dos voluntários, aos empresários que mandaram água para os atuantes no combate e alimentação complementar para o exército, o Exército Brasileiro e os bombeiros de Três Corações e de Lavras, que nos auxiliaram durante os dias mais críticos de combate. E peço encarecidamente, que todos tenhamos consciência, que nestas épocas de seca, o cenário na área rural é de extremo risco, e possamos sempre agir de forma preventiva a situações como esta. Não façam fogueiras, não coloquem fogo em seus pastos. Nos ajudem a preservação a nossa rica flora e fauna”, afirmou a servidora municipal.

Esforço conjunto em São Tomé das Letras

Vale lembrar que, apesar de os focos do incêndio terem se espalhado por uma área que geograficamente pertence também ao município de Luminárias, a força tarefa não contou com nenhuma ajuda ou apoio deste município.

De acordo com o nosso levantamento, o grupo de combatentes foi composto por cerca de 10 pessoas residentes em Sobradinho de Minas, 15 residentes em São Tomé das Letras, mais 32 soldados da ESA e cinco militares do Corpo de Bombeiros, perfazendo um total de 62 pessoas empregadas na luta contra o alastro do incêndio nestes últimos dias.

E assim, graças a este esforço conjunto, o grande mal foi sanado, como um prêmio, neste dia 21/09, comemorado como "o dia da árvore". Mas é preciso que todos estejam atentos na prevenção de incêndios, sobretudo, neste final de temporada seca, onde qualquer fagulha ou brasa pode ser o estopim para destruir muitos hectares de matas nativas, além de vidas animais, como o ocorrido recentemente.

* Pepe Chaves é jornalista e editor dos portais Via Fanzine, Jornal São Tomé Online e da Rede ZINESFERA.

- Imagens: EB/ESA e Pepe Chaves/Jornal São Tomé Online.

- Agradecimentos especiais: Coronel Mota (EB/ESA), Dep. Comunicação Social ESA (Três Corações), tenente Rezende (CB/PMMG), Wander Moreno, Dalton Pessoa e Carla Gonzalez, que colaboraram para a elaboração desta matéria.

Leia também:

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

- Produção: Pepe Chaves.

UFOLOGIA

Casuística: Os avistamentos ufológicos em São Tomé das Letras

por Pepe Chaves

São Tomé das Letras, conhecida por sua riqueza natural e mística, também é famosa na ufologia. Moradores e turistas relatam avistamentos de OVNIs e criaturas. A cidade, sobre um maciço de quartzito, atrai fenômenos por suas propriedades 'energéticas'. Um programa de ufologia, 'CASE arquivo UFO', traz esses casos ao público.

27/03/2024 1 dia atrás

CASE arquivo UFO: TV Fanzine e DTV lançam programa de ufologia

por Redação

Via Fanzine e DTV lançam "CASE arquivo UFO", um programa mensal de ufologia. A estreia em 24/03 abordará um caso ufológico de 1982 em Campo Grande. Produzido por Pepe Chaves e Dante Villarruel, o programa promete trazer casos desconhecidos, com acesso livre ao público.

21/03/2024 6 dias atrás

POLÍTICA ♦ OPINIÃO

Política à moda coronelista: Voto de cabresto e sucateamento

por Rafael Vidal

Nosso município enfrenta desafios políticos, incluindo corrupção e compra de votos. A elite política utiliza o acesso privilegiado ao setor público para manter poder. Conquistas recentes visam desemparelhar a máquina pública e combater práticas ilegais. É vital escolher representantes comprometidos com o bem coletivo e denunciar irregularidades para transformar a governança local.

20/03/2024 8 dias atrás

CULTURA

Mistério e beleza em São Tomé das Letras

por J. A. Fonseca

São Tomé das Letras é uma cidade mística, cercada por lendas e uma rica história que data do século XVIII. Conhecida por sua localização na Serra da Mantiqueira e arquitetura única, atrai por suas belezas naturais e mistérios, como a estátua de São Tomé encontrada numa gruta e inscrições antigas indecifráveis. Fenômenos estranhos e avistamentos de OVNIs são comuns, alimentando o misticismo do local.

19/03/2024 9 dias atrás

DENÚNCIA ♦ EXECUTIVO MUNICIPAL

Panfletos públicos lançados com inúmeros erros: ajudam ou atrapalham?

por Rafael Vidal

Novos panfletos turísticos de São Thomé das Letras têm falhas graves: QR codes quebrados, direcionamentos errados e site pouco acessível, afetando a imagem do turismo local. Críticas apontam amadorismo na execução, desafios no gerenciamento do turismo e na participação efetiva do Conselho de Turismo. A prefeitura imprimiu 10 mil panfletos, mas detalhes financeiros da campanha não foram divulgados.

15/03/2024 12 dias atrás

FIGURAS IMORTAIS

Juan Uviedo: Do teatro e do xamanismo

por Redação

Juan Uviedo, argentino que lutou contra a ditadura, radicou-se em nosso município. Atuou no teatro, dirigindo peças na Europa e Brasil, e explorou o xamanismo. Fundou a Associação Viva Criança, beneficiando jovens com arte. Seu filme "El Provocador" reflete suas ideias revolucionárias. Faleceu em 2009, deixando legado de ativismo e arte.

14/03/2024 14 dias atrás

MEIO AMBIENTE ♦ E-BOOKS

Eco de vozes: A jornada literária e ecológica de Isabel Bande Espinosa

por Redação

Isabel Bande Espinosa, autora galega naturalizada brasileira, se destaca na literatura infantil ecológica, poesia e crônicas, além de ser ativista ambiental. Isabel também explora suas experiências através da música e crônicas, partilhando reflexões sobre a sociedade e o meio ambiente. Sua trajetória de vida, desde a Espanha até o Brasil, é marcada pelo compromisso com a arte e o ambientalismo, fazendo dela uma voz influente no cenário cultural e ecológico.

13/03/2024 15 dias atrás

CRÔNICAS DE SÃO TOMÉ

São Tomé das Letras: As células da alma de um lugar

por Pepe Chaves

Nosso município, São Tomé das Letras, é escolhido por sua montanha para ser lar de uma diversa gama cultural e espiritual. Visitantes e moradores são atraídos por um "chamado" especial, contribuindo para a rica "geleia social" que define o espírito da cidade. A tolerância e a diversidade caracterizam a convivência, tornando o local um cenário único para a busca da paz.

12/03/2024 15 dias atrás

CULTURA

Arte sacra: A imagem furtada do apóstolo Tomé

por Pepe Chaves

A imagem do apóstolo Tomé, símbolo de nosso município, foi roubada em 1991 da igreja matriz. Originária do século 18, esta peça rara integra o patrimônio cultural e histórico, mas hoje faz parte das 730 obras sacras furtadas em Minas Gerais, buscadas pelas autoridades para recuperação e preservação do legado cultural.

06/03/2024 22 dias atrás

SAÚDE

Doença respiratória: A silicose e as atividades da mineração

por Pepe Chaves

A silicose, doença pulmonar causada pela inalação de sílica, afeta trabalhadores e residentes de nosso município devido à mineração. Com quatro variantes, não tem cura, mas medidas preventivas e uma vida saudável podem aliviar sintomas. Atenção à higiene e uso de EPIs são essenciais para prevenção.

05/03/2024 22 dias atrás

CULTURA

Curta-metragem: Excursão a São Tomé das Letras

por Pepe Chaves

Em 1951, nosso município era um lugar modesto, pouco conhecido, antes do turismo. Gabriel Ferrer capturou essa época em seu filme, documentando a vida local e registrando a imagem de São Tomé, hoje perdida. Ferrer, cineasta nato de São Lourenço, deixou um legado valioso de nossa história visual.

04/03/2024 23 dias atrás

CULTURA

A Revolta de Carrancas: Escravizados chacinaram seus senhores

por Pepe Chaves

A Revolta de Carrancas em 1833, uma insurgência de escravizados em nosso município, destaca-se na história como um levante contra senhores, culminando na morte de membros da família Junqueira e na execução dos revoltosos. Este evento ilustra a brutal realidade da escravidão e o desejo de liberdade dos escravizados.

01/03/2024 26 dias atrás