POLÍTICATAXA EM CACHOEIRAS

27/01/2020 4 anos atrás

Prefeitura firma novo acordo com empresa

Após descumprir um primeiro acordo firmado com Executivo Municipal, empresa inicia cobrança de taxa e mesmo sem haver estrutura ou melhorias no local, novo acordo é firmado com Prefeitura.

Por Redação

Em consonância com empresa, prefeitura aceita cobrança voluntária até o fim do mês de janeiro e implantação de taxa a partir de 1º de fevereiro.

- Leia outras matérias:

Outros destaques em Via Fanzine

Após descumprir um acordo firmando com a Prefeitura de São Tomé das Letras, a empresa Montanha Up, gestora das cachoeiras Véu de Noiva, Paraíso e Lua de Mel, afirmou ao Jornal São Tomé Online que irá emitir uma nota até o dia 28/01 explicando o motivo de ter iniciado a cobrança no último fim da semana, contrariando o acordo firmado com o Poder Público Municipal no dia 23/01.

Conforme nós noticiamos, um acordo foi criado entre os dirigentes do empreendimento e a prefeitura local, para que a cobrança somente se iniciasse quando toda a estrutura estivesse legalizada junto aos órgãos responsáveis, a nível municipal, estadual e federal.

No entanto, isso não aconteceu e também informamos ao público que a cobrança da taxa chegou a ser feita no último fim de semana, porém, informou a Prefeitura de São Tomé que será cobrada somente uma doação voluntária até o dia 31/01 e, à partir de 1º de fevereiro será cobrada uma taxa, cujo o valor não foi confirmado, mas tudo indica que será R$ 15,00, conforme sugerido anteriormente pela empresa.

A seguir publicamos na íntegra a nota do Departamento de Turismo da Prefeitura de São Tomé das Letras, assinada pela sua titular Carla Gonzalez e publicada nas redes sociais nesta segunda-feira, 27/01, explicando mais sobre esta situação.

Nota da prefeitura sobre o descumprimento de acordo

“Quanto a situação das Cachoeiras Véu da Noiva, Poço da Lua de Mel e Cachoeira Paraíso, a empresa que adquiriu a propriedade está apresentando as documentações para análise nos departamentos e conselhos responsáveis.

Por terem descumprido o acordado em reunião sobre não haver a cobrança imediata, aplicamos uma notificação no próprio Sábado dia 25/01, onde haviam começado a cobrança, que foi cessada e substituída por uma solicitação de contribuição voluntária para o projeto que está sendo implantado.

Na sequência, fiz uma nova reunião de alinhamento e recebimento de parte da documentação de um dos proprietários, e ficou acordado esta solicitação de doações de forma voluntária até sexta feira dia 31/01, vinculado ao mesmo prazo, a entrega do restante da documentação, para posterior cobrança gradativa, mediante as implantações das melhorias no local.

Sugerido que fosse uma cobrança gradativa, conforme as melhorias forem sendo implantadas. Mas não há como exigirmos isso, por este motivo citei em caráter de sugestão, até para melhor aceitação da população e para que sempre seja feita a divulgação prévia, considerando que as pessoas tem que ter tempo hábil de planejamento para se adequarem à nova realidade, principalmente as excursões, que já estão vendidas com antecedência, e onde a taxa por pessoa, representa um montante expressivo que deve ser considerado no momento da venda do pacote.

Importante ressaltar que algumas melhorias já foram implantadas, como cordões de isolamento em locais perigosos, cordas e corrimãos na descida para a Véu da Noiva, reestruturação dos banheiros, placas de sinalização, início da obra do estacionamento e início da correção dos degraus naturais da trilha. Vou encaminhar o cronograma onde foram apresentadas as ações iniciais para conhecimento de todos” [veja abaixo].

Cronograma - escopo dos trabalhos

Carla Gonzalez/DETUR

Prefeitura de São Tomé das Letras

27/01/2020

Cobranças sem legalização

Perguntamos a Carla Gonzalez se a empresa já poderia estar realizando cobrança mesmo sem estar com a documentação legalizada e sem haver estrutura no local, ela disse que sim e nos enviou um link de um projeto de lei da Câmara Federal, de 2016, regulamentado esse tipo de cobrança e expondo regras para trânsito de cidadãos por propriedades privadas (CLIQUE AQUI PARA LER].

Pouco depois, ela voltou a este assunto numa publicação em seu perfil na rede social, esclarecendo, "Para os que ainda questionam sobre a antecedência de divulgação da cobrança, segue a explicação. Não temos o amparo legal para o prazo de 30 dias acordado na primeira reunião. Isso foi um acordo de cavalheiros que depende da colaboração dos proprietários, visando minimizar os impactos da cobrança, principalmente para as excursões, onde o montante representa um valor expressivo e que deve ser considerado no momento da venda do pacote. Mas infelizmente, como já há a implantação imediata de alguma infraestrutura, os proprietários justificam que não há como protelar com a cobrança por esse período".

Gonzalez também esclareceu que, "(...) o acesso a moradores, idosos e crianças, não serão cobrados. Num primeiro momento, mediante a apresentação de comprovante de residência, como já acontece na Eubiose. Para idosos acima de 60 anos e crianças até 11 anos, a apresentação de documento pessoal. Ainda foi citado um valor especial para visitantes acompanhados por condutores locais credenciados, (carros) que passa para o valor de 10,00 ao invés de 15,00 por pessoa. Quando for acontecer a cobrança.

Ônibus de excursões 15,00 por pessoa", afirmou.

Também perguntamos à servidora do turismo municipal se a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais estaria a par desse empreendimento ou se a Prefeitura de São Tomé teria que notificar este órgão. Segundo a servidora, “Eles [a empresa] entraram com a documentação no IEF que é o órgão responsável. Ainda entregarão parte da documentação aos departamentos responsáveis. Creio que o Departamento de Meio Ambiente seja o mais indicado para te responder essas questões”, afirmou Carla Gonzalez a este jornal.

"Abaixo-assinado" junto ao MPMG

Nesta segunda-feira, 27/11, o cidadão Maurício Nazário compartilhou um link nas redes sociais conclamando os que se sentiram prejudicados, que assinem uma petição ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais para abertura de processo sobre acesso, instalações, construções, licenças ambientais e regulamentação de cobrança nas áreas de proteção ambiental nas cachoeiras Véu da Noiva e Paraíso.

As pessoas interessadas em ver a petição ou assiná-la podem clicar aqui. O Jornal São Tomé Online também está tentando contato com a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais, em Três Corações-MG e caso haja retorno, estaremos tornando público o teor do assunto. Até o momento esta Promotoria (responsável pelo impacto ambiental, e manejo em áreas naturais do Estado) não se manifestou publicamente sobre esse empreendimento e as medidas já tomadas naquele local, tanto relacionadas às leis que regem o ao meio ambiente, quanto ao público. Continuaremos acompanhando esta questão e procurando tornar públicos seus surpreendentes desfechos futuros.

- Para informações posteriores sobre este e outros temas locais, curta Jornal São Tomé Online no Facebook.

- Imagem: Pepe Chaves/Jornal São Tomé Online.

- Leia outras matérias:

Outros destaques em Via Fanzine

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2004-2020

LITERATURA

Remédios florais: Autoras lançam livro do sistema floral rupestre

por Redação

Soninha Valença e Neide Teixeira, de São Tomé das Letras, finalizam o livro 'Florais Rupestres de São Tomé das Letras - As flores que nascem nas pedras', explorando os benefícios terapêuticos de 77 flores locais. A obra, de 250 páginas, inclui imagens e usos das flores contra males psicológicos, emocionais e espirituais, e será lançada em 2024.

28/03/2024 1 hora atrás

UFOLOGIA

Casuística: Os avistamentos ufológicos em São Tomé das Letras

por Pepe Chaves

São Tomé das Letras, conhecida por sua riqueza natural e mística, também é famosa na ufologia. Moradores e turistas relatam avistamentos de OVNIs e criaturas. A cidade, sobre um maciço de quartzito, atrai fenômenos por suas propriedades 'energéticas'. Um programa de ufologia, 'CASE arquivo UFO', traz esses casos ao público.

27/03/2024 1 dia atrás

CASE arquivo UFO: TV Fanzine e DTV lançam programa de ufologia

por Redação

Via Fanzine e DTV lançam "CASE arquivo UFO", um programa mensal de ufologia. A estreia em 24/03 abordará um caso ufológico de 1982 em Campo Grande. Produzido por Pepe Chaves e Dante Villarruel, o programa promete trazer casos desconhecidos, com acesso livre ao público.

21/03/2024 7 dias atrás

POLÍTICA ♦ OPINIÃO

Política à moda coronelista: Voto de cabresto e sucateamento

por Rafael Vidal

Nosso município enfrenta desafios políticos, incluindo corrupção e compra de votos. A elite política utiliza o acesso privilegiado ao setor público para manter poder. Conquistas recentes visam desemparelhar a máquina pública e combater práticas ilegais. É vital escolher representantes comprometidos com o bem coletivo e denunciar irregularidades para transformar a governança local.

20/03/2024 8 dias atrás

CULTURA

Mistério e beleza em São Tomé das Letras

por J. A. Fonseca

São Tomé das Letras é uma cidade mística, cercada por lendas e uma rica história que data do século XVIII. Conhecida por sua localização na Serra da Mantiqueira e arquitetura única, atrai por suas belezas naturais e mistérios, como a estátua de São Tomé encontrada numa gruta e inscrições antigas indecifráveis. Fenômenos estranhos e avistamentos de OVNIs são comuns, alimentando o misticismo do local.

19/03/2024 9 dias atrás

DENÚNCIA ♦ EXECUTIVO MUNICIPAL

Panfletos públicos lançados com inúmeros erros: ajudam ou atrapalham?

por Rafael Vidal

Novos panfletos turísticos de São Thomé das Letras têm falhas graves: QR codes quebrados, direcionamentos errados e site pouco acessível, afetando a imagem do turismo local. Críticas apontam amadorismo na execução, desafios no gerenciamento do turismo e na participação efetiva do Conselho de Turismo. A prefeitura imprimiu 10 mil panfletos, mas detalhes financeiros da campanha não foram divulgados.

15/03/2024 12 dias atrás

FIGURAS IMORTAIS

Juan Uviedo: Do teatro e do xamanismo

por Redação

Juan Uviedo, argentino que lutou contra a ditadura, radicou-se em nosso município. Atuou no teatro, dirigindo peças na Europa e Brasil, e explorou o xamanismo. Fundou a Associação Viva Criança, beneficiando jovens com arte. Seu filme "El Provocador" reflete suas ideias revolucionárias. Faleceu em 2009, deixando legado de ativismo e arte.

14/03/2024 14 dias atrás

MEIO AMBIENTE ♦ E-BOOKS

Eco de vozes: A jornada literária e ecológica de Isabel Bande Espinosa

por Redação

Isabel Bande Espinosa, autora galega naturalizada brasileira, se destaca na literatura infantil ecológica, poesia e crônicas, além de ser ativista ambiental. Isabel também explora suas experiências através da música e crônicas, partilhando reflexões sobre a sociedade e o meio ambiente. Sua trajetória de vida, desde a Espanha até o Brasil, é marcada pelo compromisso com a arte e o ambientalismo, fazendo dela uma voz influente no cenário cultural e ecológico.

13/03/2024 15 dias atrás

CRÔNICAS DE SÃO TOMÉ

São Tomé das Letras: As células da alma de um lugar

por Pepe Chaves

Nosso município, São Tomé das Letras, é escolhido por sua montanha para ser lar de uma diversa gama cultural e espiritual. Visitantes e moradores são atraídos por um "chamado" especial, contribuindo para a rica "geleia social" que define o espírito da cidade. A tolerância e a diversidade caracterizam a convivência, tornando o local um cenário único para a busca da paz.

12/03/2024 16 dias atrás

CULTURA

Arte sacra: A imagem furtada do apóstolo Tomé

por Pepe Chaves

A imagem do apóstolo Tomé, símbolo de nosso município, foi roubada em 1991 da igreja matriz. Originária do século 18, esta peça rara integra o patrimônio cultural e histórico, mas hoje faz parte das 730 obras sacras furtadas em Minas Gerais, buscadas pelas autoridades para recuperação e preservação do legado cultural.

06/03/2024 22 dias atrás

SAÚDE

Doença respiratória: A silicose e as atividades da mineração

por Pepe Chaves

A silicose, doença pulmonar causada pela inalação de sílica, afeta trabalhadores e residentes de nosso município devido à mineração. Com quatro variantes, não tem cura, mas medidas preventivas e uma vida saudável podem aliviar sintomas. Atenção à higiene e uso de EPIs são essenciais para prevenção.

05/03/2024 22 dias atrás

CULTURA

Curta-metragem: Excursão a São Tomé das Letras

por Pepe Chaves

Em 1951, nosso município era um lugar modesto, pouco conhecido, antes do turismo. Gabriel Ferrer capturou essa época em seu filme, documentando a vida local e registrando a imagem de São Tomé, hoje perdida. Ferrer, cineasta nato de São Lourenço, deixou um legado valioso de nossa história visual.

04/03/2024 23 dias atrás