ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

BAIRROS

 

 

Sobradinho:

Teatro faz sucesso na escola

O projeto Florescer Teatral em parceria com a Escola Estadual de Sobradinho, tem levado técnicas e fundamentos das artes cênicas a dezenas de alunos.

 

Por Saulo de Castro Andrade Chokito*

De São Tomé das Letras-MG

Para Jornal São Tomé ONLINE

16/01/2019

 

O projeto da Companhia Teatral Uniarte tem apresentado atividades lúdicas e teatrais para alunos e população de Sobradinho.

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Alto do Cruzeiro: Moradores reclamam da COPASA

Reveillon muda a rotina da cidade

Resumo Histórico de São Tomé das Letras

 São Tomé das Letras: Informações básicas

Mistério e beleza em São Thomé das Letras

São Tomé: o Lugar onde o tempo poderia parar

Outros destaques em Via Fanzine

  

A Companhia Uniarte foi fundada em Juiz de Fora, município mineiro da Zona da Mata, por este autor, e chegou a São Tomé das Letras, em agosto de 2018. Inicialmente, a Cia. Uniarte, prestou-se a iniciativa do trabalho didático, inclusivo e iniciático às artes cênicas em solo letrense, em parceria firmada com a Escola Estadual do Sobradinho, na pessoa do seu digníssimo diretor Nivaldo, a Cia. Uniarte estreou no mês de novembro de 2018, o Intensivão Teatral Florescer.  

 

 

Dalton Pessoa (secretário da Associação de Moradores); Chokito (ator e diretor do Florescer e Cia. Uniarte); Nánah (atriz Florescer) e Nilson (presidente da Associação de Moradores).

 

Sobre o Intensivão

 

O Intensivão Teatral Florescer foi um conjunto de seis aulas compondo oficinas, descobrimento de linguagens cênicas e laboratório de atuação, tendo uma carga horária de 18 horas, realizado na sede da Escola Estadual do Sobradinho, aberto aos alunos matriculados na referida escola e comunidade.

 

Ao longo do Intensivão, ministrei oficinas de iniciação cênica, trabalhando eixos de criação corporal, dentro da Comédia Dell'art e Clown; explorando linhas sensoriais, de realidade cênica aumentada e de "sentimentalização" na representação; além da criação realista, surrealista, a prática dentro do contexto de criação, construção e representação do ator.

 

 Chokito apresentando uma encenação teatral defronte à igreja do bairro.

 

Ao longo das aulas tivemos a participação de alunos e comunidade, as aulas tiveram o compartilhamento desde os alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, além de adultos e terceira idade da comunidade. Destaca-se o desempenho das moradoras de Sobradinho, Adriana Rasteldi e Nanáh.

 

A fundação do Grupo Estudantil e Comunitário de Teatro Florescer: Com o Intensivo concluído com aproveito, a Cia. Uniarte, juntamente com a Escola Estadual do Sobradinho, iniciou os trabalhos do Grupo de Teatro de Sobradinho, ligado à Escola Estadual local e aos moradores da comunidade.

 

Público e atores puderam se interagir durante o evento.

 

Natal + Colorido

 

Ainda em dezembro, o Grupo de Teatro Florescer, iniciou a produção do evento Natal + Colorido, que estreou no dia 23 de dezembro de 2018 na Praça do Sobradinho, em frente à Igreja Nossa Senhora da Guia.

 

O evento realizado em parceria com a Escola Estadual do Sobradinho e a Associação de Moradores do Sobradinho, iniciou-se às 14h com recreação e palhaçaria comandada pelo Palhaço Chok. 

 

Logo após, às 17h, deu início ao primeiro espetáculo do Grupo Florescer - O Conto de Natal do Sobradinho, no qual assino a direção e a dramaturgia. Auto de Natal mambembe, que conta a história do nascer, Daquele que veio trazer alegria as criaturas; de forma caricata, regional e brincante o auto contou a origem do Natal, na figura do Cristo nascido pelo Amor. O texto possuí forte diálogo com o público espectador, construído para ser o Auto de Natal de Sobradinho. Tendo no elenco: Chokito, Irene e Nanáh.

 

No centro Chokito, e as alunas, Maressa, Isabel, Andreia, Adriana e Aimê,  no primeiro dia de Intensivão.

 

Após o espetáculo, tivemos um delicioso cachorro quente com refrigerante e com doces para as crianças presentes. Encerramos a noite com um lindo sarau poético, literário e musical.

 

Esses foram os primeiros passos da Cia. Uniarte e do Grupo Estudantil e Comunitário de Teatro Florescer em São Thomé das Letras, especialmente, em Sobradinho. A certeza que o caminho será longo, de sementes sendo lançadas nos corações de quem participa, de portas abertas a quem deseja se aproximar da arte milenar do teatro e de sua cura e do combate às formas de violência e intolerância pela cultura e a arte.

 

Sempre haverá o caminho de luz na porta do teatro. Evoé!

 

Chokito durante uma apresentação como palhaço.

 

Sobre Chokito

 

Saulo de Castro Andrade, vulgo Chokito, é o fundador da Cia. Uniarte e do Grupo Estudantil e Comunitário de Teatro Florescer. Iniciou sua carreira na arte, como palhaço nos picadeiros dos circos, nos quais participou. Teve uma curta passagem por grupos religiosos, como ator, em destaque o Ministério de Teatro Jeová Jiréh. Teve uma passagem de destaque, pelo Grupo de Teatro Luz, como ator, grupo no qual se considera filho - em Sapucaia/RJ. Compôs o elenco do Grupo Divulgação em Juiz de Fora/MG, no qual, recebeu o chamado para direção, orientação e educação cênica. Daí nasceu a Cia Uniarte. Além de ator, Chokito, escreve, dirige e ministra oficinas cênicas em seus projetos e atendendo convites de instituições, centros de ensinos, festivais e de grupos.

   

*  Saulo de Castro Andrade Chokito é ator e diretor do Florescer e Cia. Uniarte, e colaborador do Jornal São Tomé Online

 

- Fotos: Ana Regina Dias e Registro Visual da Cia, Uniarte e Florescer.

 

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Alto do Cruzeiro: Moradores reclamam da COPASA

Resumo Histórico de São Tomé das Letras

 São Tomé das Letras: Informações básicas

Mistério e beleza em São Thomé das Letras

São Tomé: o Lugar onde o tempo poderia parar

Outros destaques em Via Fanzine

 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2019, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter