QUEM SOMOS EDITORIAL HISTÓRIA NOTÍCIAS EVENTOS AGENDA AMAS JORNAL S.TOMÉ

      

 

MEIO AMBIENTE

 

Sul de Minas:

São Tomé tem cinco plantas novas

Livro “A Flora de São Tomé das Letras” traz várias espécies de plantas catalogadas no município, sendo cinco delas, novas descobertas.

 

Da Redação*

Portal Sobradinho de Minas

03/01/2020

 

Livro composto por oito autores demandou quatro anos de intenso trabalho para a catalogação das espécies.

Leia também outros destaques em:

Portal Sobradinho de Minas

Jornal São Tomé Online

  

O município de São Tomé das Letras possui descobertas cinco espécies novas de plantas catalogadas que constam no livro “A Flora de São Tomé das Letras”, dos autores Paulo de Salles Penteado Sampaio; Erich Ricardo Sattelmayer; Valdeci de Andrade; Suzana Ehlin Martins; José Claudio de Castro; Pedro Pereira Gabriel; Gilberto Inácio de Faria e Lenira Yukari Kita.

 

Estas cinco espécies descobertas se juntam às quase 900 espécies regionais catalogadas. Elas foram objeto de estudo do pesquisador Paulo Sampaio, da Universidade Santa Cecília. Em seu trabalho, o coautor destaca a importância da preservação da biodiversidade em São Thomé das Letras.

 

Quatro anos de pesquisa integram o livro que traz 1.179 imagens de 889 espécies de plantas, fungos e líquens fotografados em São Thomé das Letras. A flora total do município conta hoje com 1.224 espécies entre as fotografadas e não fotografadas amostradas por botânicos diversos desde o ano de 1.950.

 

São cinco espécies novas para o mundo que foram descobertas no município, salientando que 42 espécies estão ameaçadas de extinção. São apresentadas neste fantástico guia da flora letrense 716 espécies de angiospermas (plantas com flores), 02 espécies de gimnospermas (pinheiros), 50 espécies de licófitas e samambaias, 17 espécies de briófitas (musgos), 85 espécies de fungos e 19 espécies de liquens. As apresentações foram feitas em ordem alfabética da família botânica e dentro da família em ordem alfabética de espécie.

 

Além da diversidade constatada no estudo, foi destacada a importância da preservação das espécies. Algumas das espécies catalogadas são exclusivas da região duas delas trazem menção a São Tomé das Letras em sua nomenclatura. As cinco espécies raras catalogas no município são Mimosa thomista, Vellozia tomeana, Hoffmannseggella flavasulina, Svitramia hatschbachii e Vriesea claudiana.

 

- Clique aqui para baixar gratuitamente o livro em PDF ilustrado.

 

* Com informações e imagem de “A Flora de São Tomé das Letras” e Paulo Sampaio.

 

PÁGINA INICIAL

© Copyright 2020, Dalton Pessoa.
QUEM SOMOS EDITORIAL HISTÓRIA NOTÍCIAS EVENTOS AGENDA AMAS JORNAL S.TOMÉ

      

Hospedagem & manutenção:
 ZINESFERA - Rede de Portais Integrados
www.viafanzine.jor.br