HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

Europa

 

 

Paris:

Carta-bomba explode em escritório

do FMI em e deixa uma pessoa ferida*

Presidente François Hollande chamou caso de atentado e pediu rigor nas

investigações; autoridades não qualificam ato como terrorismo.

 

A diretora do FMI, Christine Lagarde, emitiu um comunicado

condenando o que chamou de ato de violência.

Leia também:

Leia outros destaques de Via Fanzine

 

Uma carta-bomba explodiu assim que foi aberta no escritório do Fundo Monetário Internacional (FMI) no centro de Paris nesta quinta-feira, 16, deixando uma pessoa levemente ferida, segundo policiais. Pouco depois, um ataque a tiros a uma escola no sul da França deixou ao menos oito feridos. Não há indícios de que os casos estejam relacionados.

 

O Departamento de Polícia de Paris informou em sua conta no Twitter que está coordenando uma ação no local e no escritório do Banco Mundial, no mesmo prédio, para investigar o caso. “Um envelope explodiu depois de ser aberto e uma pessoa ficou levemente ferida nos escritórios do FMI”, disse uma fonte policial.

 

Durante uma visita a Toulon, no sudeste do país, o presidente François Hollande comentou o caso e afirmou que o "atentado ao FMI comprova que somos sempre visados". O presidente pediu rigor na investigação e punição dos responsáveis e disse que a explosão fez uma vítima que está "entre a vida e a morte", apesar de a polícia ter afirmado pouco antes que a pessoa se encontrava levemente ferida.

 

A diretora do FMI, Christine Lagarde, emitiu um comunicado condenando o que chamou de ato de violência. "Fui informada da explosão no escritório do FMI em Paris, que feriu uma de nossas funcionárias. Estou em contato com o escritório e minha solidariedade está com nossos colegas de lá. Condeno este ato de violência covarde e reafirmo a resolução do FMI de continuar seu trabalho para assegurar seu mandato", declarou.

 

De acordo com as primeiras informações, uma assistente da direção da instituição ficou ferida nas mãos e no rosto depois de abrir uma carta-bomba. Os funcionários foram retirados das instalações por medida de proteção e policiais fortemente armados isolaram a área, localizada em uma valorizada região no oeste da capital francesa. Além da pessoa ferida, não há informações de outros danos causados pela explosão.

 

A investigação foi confiada à polícia judiciária parisiense, enquanto a polícia científica já se encontra trabalhando no local.

 

Região. Na véspera, a polícia alemã anunciou a descoberta no ministério das Finanças, em Berlim, de um pacote que continha uma "mistura explosiva", frequentemente utilizada para causar ferimentos consideráveis. O pacote, que foi descoberto no setor de correios do ministério, continha uma mistura geralmente utilizada para a produção de material pirotécnico, indicou a polícia.

 

De acordo com um porta-voz da polícia, também foi encontrado "uma espécie de detonador". Os jornais Bild e B.Z indicaram que o pacote seria endereçado diretamente ao ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble.

 

"A mistura poderia ter causado, com a abertura do pacote, ferimentos consideráveis", segundo a fonte.

 

A polícia esvaziou o setor e as imediações para poder proceder à abertura do pacote em segurança.

Em janeiro de 2016, um pacote suspeito, que no fim das contas não representava risco, foi encontrado na sede do governo alemão. E em novembro de 2010, um pacote contendo explosivo, endereçado à chanceler Angela Merkel, foi desarmado fora da chancelaria.

 

* Informações de AFP, AP e REUTERS, via Estadão.

   16/03/2017

 

- Foto: REUTERS/Philippe Wojazer.

 

*  *  *

 

Tremor:

Terremoto causa destruição na Itália

Um dia após terremoto, total de desabrigados na Itália pode chegar a 3 mil.*

 

 

Bombeiros procuram vítimas do terremoto que atingiu a Itália.

Leia também:

Leia outros destaques de Via Fanzine

 

Milhares de pessoas estão desabrigadas na região central da Itália após dois fortes terremotos terem atingido a área no início da noite de ontem (26). As informações são da agência Ansa.

 

"Nós temos algo em torno de dois a três mil desabrigados e tememos ter muito mais casas inabitáveis do que aquelas que foram registradas após o terremoto do dia 24 de agosto", informou Cesare Spuri, chefe da Defesa Civil da região de Marcas, a mais afetada pelos abalos sísmicos.

 

De acordo com Spuri, "entre o grande número de pessoas que dormiram fora de casa há tanto famílias com as casas danificadas bem como desabrigados por estarem com medo".

 

Segundo o sismólogo Alessandro Amato, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), foram cerca de 200 réplicas desde o primeiro tremor de 5,4 graus na escala Richter registrado ontem às 15h10 (no horário de Brasília).

 

Terremoto ainda mais forte

 

Um outro sismo foi anotado às 17h18 (no horário de Brasília) ainda mais forte que o primeiro, de 5,9 graus, e houve mais de 30 réplicas de magnitude igual ou superior a 3 graus durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (27).

 

O epicentro de todos os maiores abalos sísmicos ocorreu entre Marcas e Perugia, próximos das pequenas comunas de Castel Santangelo sul Nera, Visso, Tolentino e Ussita, todas na mesma região.

 

O chefe da Defesa Civil da Itália, Fabrizio Curcio, o comissário extraordinário para a reconstrução, Vasco Errani, e o governador de Marcas, Luca Ceriscioli, visitarão as comunas mais atingidas. Errani foi designado para o cargo após o terremoto ocorrido no dia 24 de agosto, justamente, na mesma região.

  

Porém, diferentemente daquele sismo, dessa vez, apenas uma morte foi registrada e de maneira "indireta", já que o idoso que faleceu não estava sob escombros, mas teve um infarto pelo pavor provocado pelos constantes tremores. Há ainda dezenas de feridos.

 

Em agosto, 298 pessoas morreram nas cidades de Amatrice, Accumoli e Arquata del Tronto e os locais registraram novos danos com o tremor de ontem. Estima-se que os danos estruturais nas cidades sejam maiores do que o sismo de agosto já que muitas residências e prédios já estavam parcialmente danificados por aquele tremor.

 

A forte chuva que cai na região também complica os trabalhos, já que as infiltrações podem causar ainda mais danos.   As aulas foram suspensas nas regiões de Úmbria, Marcas e Abruzzo.

  

Roma sentiu tremores

 

Apesar de ficar relativamente longe do epicentro do terremoto, Roma registrou mais de 100 intervenções dos bombeiros após os tremores, sentidos na cidade. Rachaduras foram detectadas em vários prédios, mas de acordo com a Defesa Civil, nenhuma é tão grave a ponto de interditar as propriedades.

 

Papa reza pelas vítimas

 

O papa Francisco publicou em sua conta no Twitter uma mensagem de apoio aos atingidos pelos dois terremotos que ocorreram na região central da Itália. "Estou próximo em oração às pessoas atingidas pelo novo terremoto no centro da Itália", escreveu o líder da Igreja Católica.

 

Recentemente, o papa visitou a cidade de Amatrice, que foi devastada por outro terremoto em agosto.

 

Cidades foram devastadas

 

Os prefeitos das cidades de Ussita e Castelsantangelo Sul Nero, ambas muito próximas ao epicentro dos dois fortes terremotos que atingiram a região central da Itália nesta quarta-feira (26), informaram que elas foram devastadas.

 

"É um desastre. Acreditamos que 80% das casas estão inabitáveis e, com os novos tremores, as pessaos estão cedendo psicologicamente", disse o prefeito Marco Rinaldi, após afirmar que a cidade ficou "destruída".

  

Com pouco mais de 400 habitantes, Ussita viu mais de 200 moradores dormindo nas ruas durante essa madrugada. Essas pessoas devem ser encaminhadas a "acampamentos" já existentes na localidade e as demais devem ir para casas de parentes.

 

Já em Castelsantangelo Sul Nera, a situação é similar. Segundo o prefeito Mauro Falcucci, "todo o centro está na zona vermelha", ou seja, com interdições que impedem que moradores e comerciantes voltem a habitar o local.

 

O líder da pequena cidade, que conta com 368 habitantes, informou que há "danos importantes em 90% de Castel Santangelo" e que toda a zona central será interditada nesta quinta-feira (27).

 

* Com informações da Agência Ansa.

  27/10/2016

 

- Foto: Matteo Crocchini/Agência Lusa.

  

 

 

PÁGINA INICIAL

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2016, Pepe Arte Viva Ltda.
Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter