HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

EUA

 

 

Washington:

Procuradores processarão Trump

Trump será processado por receber verbas do exterior em suas empresas*.

 

Trump transferiu o controle de seu conglomerado empresarial aos dois filhos, Donald Jr. e Eric,

para evitar possíveis conflitos de interesse durante o tempo em que ocupar a presidência.

Leia também:

Últimas postagens em Via Fanzine

 

Os procuradores-gerais de Washington DC e Maryland processarão o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, nesta segunda-feira (12), alegando que ele violou as cláusulas anticorrupção da Constituição, ao aceitar milhões de dólares de governos estrangeiros em pagamentos para suas empresas, de acordo com matéria publicada nesse domingo (11) pelo jornal The Washington Post. A informação é da Agência EFE.

 

Os dois procuradores-gerais, ambos democratas, baseiam a exigência nos "milhões em pagamentos e benefícios de governos estrangeiros" que Trump recebeu desde que se mudou para a Casa Branca e levando em conta que ele optou por "conservar a propriedade de suas empresas" após assumir o cargo.

 

Trump transferiu o controle de seu conglomerado empresarial aos dois filhos, Donald Jr. e Eric, para evitar possíveis conflitos de interesse durante o tempo em que ocupar a presidência.

 

No entanto, o procurador-geral de DC, Karl A. Racine, e o de Maryland, Brian Frosh, consideram que ele "quebrou muitas promessas de separar o dever público dos negócios privados, incluindo receber atualizações regulares sobre a saúde financeira da empresa".

 

Se um juiz federal permite que o caso proceda, explicaram os procuradores ao jornal, um dos primeiros passos seria pedir cópias das declarações fiscais de Trump - que ele se negou a tornar públicas até agora - para conhecer até onde vão seus negócios no exterior.

 

Essa batalha, segundo eles, acabaria provavelmente no Supremo Tribunal, com os advogados de Trump obrigados a defender, pois as declarações fiscais do presidente devem continuar sendo privadas.

 

A demanda poderia abrir uma nova frente para Trump, em um momento em que lida com a investigação sobre membro de sua campanha que teria confabulado com o governo russo para interferir nas eleições presidenciais do ano passado.

 

* Informações da Agência EFE.

  12/06/2017

 

- Foto: Divulgação.

 

*  *  *

 

Handford/Washington:

Túnel nuclear se rompe do Estado de Washington

Colapso em dois túneis que guardam materiais radioativos

causa preocupações m autoridades locais e federais.

 

Da Redação*

Via Fanzine

BH-10/05/2017

 

A Washington Emergency Management publicou um mapa mostrando as distâncias

do incidente para vários bairros. Funcionários não essenciais no local foram liberados.

Leia também:

Últimas postagens em Via Fanzine

 

O rompimento de um túnel radioativo em Hanford, estado de Washington nos EUA está causando preocupações em autoridades locais e federais. Spokane Review, porta-voz do governo estadual, informou que o governador de Washigton Jay Inslee foi notificado sobre a violação de um túnel pelo Departamento de Energia e pela Casa Branca na manhã da terça-feira, 09/05. Segundo o governador, o incidente é "uma situação séria". Inslee disse que funcionários federais, estaduais e locais estão coordenando estreitamente uma resposta ao problema. Ele deverá visitar Hanford em breve.

 

De acordo com autoridades federais, o secretário de Energia, Rick Perry, havia sido informado que "todos os detalhes foram contabilizados e não há nenhuma indicação inicial de qualquer exposição de trabalhador ou de uma liberação radiológica no ar".

 

A senadora americana Maria Cantwell, da D-Wash, também divulgou uma declaração: "A segurança do trabalhador deve ser nossa prioridade número um, e precisamos saber se houve alguma contaminação ambiental resultante do afundamento nesses túneis. Estamos aguardando os funcionários que estão trabalhando para avaliar a situação no terreno, monitorando os impactos ambientais e projetando os próximos passos para proteger a área".

 

A Washington Emergency Management publicou um mapa mostrando as distâncias do incidente para vários bairros. Funcionários não essenciais no local foram libertados.

 

O desmoronamento do túnel ocorreu durante uma operação de limpeza dos nove reatores nucleares de Hanford, em andamento desde 1989. Centenas de trabalhadores do posto nuclear do Departamento de Energia de Hanford, no estado de Washington, tiveram que "se cobrir" na manhã de terça-feira, 09/05 após o colapso de uma porção de 20 pés de comprimento usada para armazenar materiais radioativos contaminados.

 

O Departamento de Energia disse que ativou seu protocolo de operações de emergência depois dos relatos de uma "caverna" na 200 East Area em Hanford, um complexo a cerca de 200 milhas de Seattle, onde o governo vem trabalhando para limpar materiais radioativos dentro do Programa de Armas Nucleares do país.

 

O departamento disse em uma declaração que a seção de 20 pés é parte de um túnel com centenas de metros de comprimento e é "usado para armazenar materiais contaminados." O túnel é um dos dois que contêm plutônio e urânio, ambos na conhecida usina PUREX. A seção que desabou foi "em uma área onde os dois túneis se juntam", disse o departamento.

 

A usina PUREX, uma vez usada para extrair plutônio a partir de combustível nuclear usado, fica inativa por anos, mas permanece "altamente contaminada", disse a agência.

 

Funcionários do Departamento de Energia disseram que não havia "indicação de uma liberação de contaminação até o momento", mas que os técnicos ainda estavam testando a área. Também estão usado um robô para fazer um vídeo e examinar os danos. O departamento disse que o secretário de Energia Rick Perry tinha sido informado, acrescentando que "não há nenhuma indicação inicial de qualquer exposição de trabalhador ou uma liberação radiológica no ar".

 

Mas Edwin Lyman, cientista sênior da União de Cientistas Preocupados, disse que ainda há motivos para preocupação. "Parece que este é um evento potencialmente grave. O colapso da terra que cobre os túneis poderia levar a uma liberação radiológica considerável", disse ele.

 

Um relatório de agosto de 2015 do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vanderbilt disse que a instalação da PUREX e os dois túneis tinham "o potencial de consequências significativas para o local" e que "várias partes de detritos perigosos e equipamentos contendo ou contaminados com resíduos perigosos foram colocados dentro desses túneis.

 

Muitas peças contaminadas de equipamentos, incluindo vagões, simplesmente foram deixados nos túneis, segundo Lyman. O relatório da Universidade Vanderbilt afirma que havia oito trens no túnel mais velho e 28 no mais novo.

 

A caverna foi descoberta durante uma "vigilância de rotina", de acordo com o Departamento de Energia. As fotografias mostravam um buraco enorme, claramente evidente, porque os túneis estavam em grande parte acima do solo.

 

Os trabalhadores próximos à instalação da PUREX tiveram que se abrigar no local e o acesso à área foi restringido, de acordo com a indicação do Departamento de Energia. Funcionários solicitaram que a Federal Aviation Administration colocasse uma restrição temporária de voos sobre o local, de acordo com a FAA. Os dois túneis são cobertos com cerca de oito metros de solo, de acordo com o Departamento de Energia.

 

Alvarez, ex-funcionário do Departamento de Energia, citou um relatório de 1997 afirmando que o túnel mais antigo tinha cerca de 360 ​​pés de comprimento, 22 pés de altura e 19 pés de largura. Segundo o relatório, construído décadas atrás, as paredes do túnel mais velho são de 14 centímetros de espessura e sustentada por madeiras de abeto de Douglas sob pressão e descansam em fundamentos de concreto armado. O túnel mais novo foi construído somente com concreto armado.

 

Em um e-mail, Alvarez acrescentou que "os túneis agora armazenam carros de trem contaminados e uma quantidade considerável de resíduos altamente radioativos e inflamáveis, incluindo possíveis vapores orgânicos".

 

Enquanto o túnel mais antigo é reforçado com madeira, Alvarez disse que tentar recuperar o local, "de acordo com um relatório de inspeção dos túneis em 1997, não é viável devido a níveis de radiação superiores a cinco roentgens por hora. Um roentgen, ou rad, é uma medida de exposição radioativa e cinco roentgens é o limite anual para um trabalhador nuclear dos EUA.

 

Corrigir o túnel danificado pode ser difícil. O departamento de energia disse em seu portal que os oficiais estão analisando as opções que forneceriam uma barreira entre o equipamento contaminado no túnel e o ar exterior.

 

* Com informações das agências internacionais.

 

- Foto: Divulgação. 

 

 

 

PÁGINA INICIAL

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2017, Pepe Arte Viva Ltda.
Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter