HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

 

Obituário Musical

 

Rio de Janeiro:

Morre o compositor Paulinho Tapajós, autor de 'Andança'*

Entre 1968 e 1970, Paulinho Tapajós foi um dos mais premiados

compositores nos festivais que mobilizavam o país na época.

 

Paulinho Tapajós

Leia também:

Do arquivo VF: outros artistas que faleceram

Últimos destaques de Via Fanzine

 

O compositor Paulinho Tapajós, autor de sucessos da música popular brasileira da chamada “era dos festivais”, morreu hoje (25), aos 68 anos, no Rio de Janeiro. O músico sofria há seis anos de câncer e estava internado no Hospital TotalCor, em Ipanema, na zona sul da cidade. Segundo parentes, o velório será neste sábado (26), a partir das 9h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, onde ocorrerá o sepultamento, às 14h.

 

O carioca Paulo Tapajós Gomes Filho era filho do compositor, cantor e radialista Paulo Tapajós (1913-1990), que foi nos anos 1940 e 1950 diretor artístico da Rádio Nacional. Também eram músicos os irmãos de Paulinho, o compositor Mauricio Tapajós (1943-1995) e a cantora Dorinha Tapajós (1950-1989).

 

Durante a infância, Paulinho frequentava o auditório da Nacional, na Praça Mauá, convivendo com artistas como Emilinha Borba, Marlene e Radamés Gnatalli, entre outros. Foi por meio do pai que recebeu as primeiras noções de música. Na adolescência, estudou violão com Léo Soares e Arthur Verocai, que veio a ser seu primeiro parceiro, e mais tarde, aprofundou a técnica com Almir Chediak.

 

Entre 1968 e 1970, Paulinho Tapajós foi um dos mais premiados compositores nos festivais que mobilizavam o país na época. No 3º Festival Internacional da Canção (FIC), obteve o terceiro lugar com Andança, composta em parceria com Edmundo Souto e Danilo Caymmi e defendida pela cantora Beth Carvalho. A canção contabiliza hoje quase 300 gravações, superando outro sucesso do compositor, Cantiga por Luciana, vencedora do 4º FIC, em 1969, e hoje com mais de 100 gravações em todo o mundo.

 

Paulinho Tapajós era também produtor musical, escritor e arquiteto, formado em 1971 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Compôs temas para novelas, entre eles Irmãos Coragem, em parceria com Nonato Buzar (1970). Entre 1987 e 1992, foi diretor da União Brasileira de Compositores (UBC).

 

*Informações de Paulo Virgilio/Rádio Nacional, via Agência Brasil.

  25/10/2013

 

- Imagem: Divulgação.

 

Leia também:

Do arquivo VF: outros artistas que faleceram

Últimos destaques de Via Fanzine

 

*  *  *

 

Londres:

Morre Storm Thorgerson, autor de capas do PF

Morreu Storm Thorgerson, o autor das capas de discos dos Pink Floyd.*

 

Storm Thorgerson

Leia também:

Roger Waters visita o Brasil para divulgar ópera

Morre Peter Banks, ex-guitarrista original do Yes

Outros destaques em Via Fanzine

 

Designer inglês faleceu aos 69 anos. É dele a capa de Dark Side Of The Moon , entre outras. Led Zeppelin, Black Sabbath, Genesis e, mais recentemente, Muse and Biffy Clyro também passaram por si.

 

Thorgerson, Syd Barrett e Roger Waters conheceram-se todos na Universidade de Cambridge e quando um amigo em comum declinou conceber a capa de A Saucerful of Secrets, a ocasião surgiu para Storm Thorgerson, que estaria longe de adivinhar que se preparava para iniciar uma colaboração que iria durar 30 anos.

 

Apesar de ter experiência quase zero na arte de fazer capas, Storm Thorgerson agarrou a oportunidade e tornou-se no designer fetiche dos Pink Floyd, passando a sonhar quase todas as capas para os seus discos; e não havia de falhar muitas até aos últimos suspiros da banda.

 

Para Storm Thorgerson, os Pink Floyd não eram uma banda política, narcótica e guiada por drogas; eram na verdade uma banda com humor, o que permitiu que fizessem por exemplo a capa de Animals , em que um porco sobrevoa uma central elétrica de Battersea, em Londres, ou mesmo a capa de Atom Heart Mother , que terá irritado a editora, entre outros exemplos.

 

Talvez tenha sido essa liberdade e abertura que alimentou Storm Thorgerson ao longo dos anos; mas não só. Muito mais do que a amizade ou a nostalgia, o que alimentou a relação entre Storm Thorgerson e os Pink Floyd foi a admiração mútua pelo trabalho que produziam.

 

Apaixonado em fotografar o real, Storm Thorgerson rejeita entrar na era digital da manipulação e do tratamento a preceito: as 700 camas de ferro de A Momentary Lapse of Reason foram mesmo arrastadas praia fora (duas vezes, não fosse o Reino Unido um país chuvoso), as estátuas de The Division Bell foram mesmo construídas em tamanho real e fotografadas in loco.

 

É o real aliado ao insólito, ao figurativo; Storm Thorgerson está disposto a tudo para retratar uma banda sem recorrer ao óbvio: "fotografias de uma banda, como os Beatles, ou os Take That, o que é que elas dizem? Dizem como é que eles são, mas nada acerca daquilo que está nos corações deles, ou na música deles", confessava ao The Times em 2007.

 

"Se estás a tentar apresentar uma emoção, ou um sentimento, ou uma ideia, ou um tema, ou uma obsessão, ou uma perversão, ou uma preocupação, porquê ter quatro tipos [na capa]? No gigante mundo de coisas a representar, porquê escolher quatro tipos?".

 

Assim é Storm Thorgerson, descrito como egocêntrico, não raras vezes de mau humor, algo polémico, mas um dos "escultores" de capas mais marcantes da sua geração.

 

Em 2003, Thorgerson sofreu um enfarte, de que recuperou. Algum tempo depois, viu ser-lhe diagnosticado um cancro, com o qual se debateu durante vários anos mas que viria a vitimá-lo. Faleceu a 18 de abril de 2013, aos 69 anos.

 

Em comunicado divulgado pela BBC, David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, lamentou a morte do amigo: "conhecemo-nos no início da adolescência. Foi uma força constante na minha vida, profissional e pessoalmente. Um ombro disponível e um grande amigo. Sentirei a sua falta".

 

Um dos seus últimos trabalhos foi para Opposites , último álbum dos Biffy Clyro (2013). Thorgerson fez também trabalho gráfico para bandas como Black Sabbath, The Cult, The Cramberries, Audioslave, Dream Theater, Peter Gabriel, Led Zeppelin, Megadeth, Mars Volta, Genesis, Muse e Pendulum, entre outros.

 

 

* Texto de Rui Miguel Abreu, originalmente publicado na edição especial da BLITZ Pink Floyd Total! e atualizado a 19 de abril de 2013.

 

- Imagem: BLITZ (Portugal).

 

Leia também:

Roger Waters visita o Brasil para divulgar ópera

Morre Peter Banks, ex-guitarrista original do Yes

Outros destaques em Via Fanzine

 

Página inicial  HOME

 

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2013, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter