AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

Por onde andei

 

Rio de Janeiro:

Alguns dias descansando na Praia do Sono

A Praia do Sono tem várias atrações para os turistas e está localizada na Reserva Ecológica Estadual Jacutinga, no município de Paraty-RJ.

 

Por Danielle Araújo de Paiva*

Da Paraty/RJ

Para Via Fanzine

09/01/2019

 

 

A belíssima Praia do Sono na região Sul do Estado do Rio de Janeiro proporciona boas caminhadas por trilhas e até a visita a uma cachoeira.

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

No extremo sul do Rio de Janeiro, tem um paraíso escondido em meio à Reserva Ecológica Estadual Jacutinga, no município de Paraty.

 

Nossa viagem começa na Vila Oratório onde existe uma trilha que nos leva à Praia do Sono no interior da reserva. Andamos por mais ou menos 1 hora e meia em 3 km de caminho com fácil acesso, porém com muitas subidas íngremes e descidas. Nestas partes há corrimões e escadas que auxiliam no trajeto.

 

Ao final da caminhada nos deparamos com uma bela vista da Praia do Sono, o que nos trouxe uma grande alegria e satisfação em saber que conseguimos chegar até ali.

 

A bela paisagem da Praia do Caruçu das Pedras.

 

A Praia do sono é um grande refúgio para quem quer sair do agito da cidade. Com uma comunidade de mais ou menos 400 pessoas, nos faz sentir em casa pela sua simplicidade e hospitalidade, com um jeito modesto de viver que nos deixa à vontade.

 

Os moradores gostam de conversar e contar sobre as belezas do lugar. Suas ruas são estreitas e de terra, onde podemos andar descalço sentindo o calor discreto do solo e a maciez da terra fofa. O mar tem água límpida, areia branca, o vento batendo no rosto e pessoas maravilhosas, nos traz uma paz inexplicável. Nos convidando a refletir sobre as coisas belas da vida.

 

A bela paisagem da Praia do Caruçu das Pedras.

 

Ficamos ali por quatro dias, e por não bastar toda aquela beleza fomos visitar às praias desertas de Antigos, Antiguinhos e Galhetas onde é foz do Córrego Ponta Negra.

 

Andamos mais quatro quilômetros da Praia do Sono até chegarmos a Praia Ponta Negra, linda, quando a avistamos logo nos convida para tomar um banho em suas águas cristalinas e recuperar toda energia gasta no trajeto.

 

Detalhe da Cachoeira do Saco Bravo.

 

Em Ponta Negra ainda tem um acesso à cachoeira do Saco Bravo, uma das mais belas da reserva. Para chegar nela é necessário andar quatro quilômetros em trilhas dentro da reserva. Mas todo esforço é recompensado ao ver a maravilha que é uma queda d’água saindo de dentro das pedras e formando um poço que desagua no mar.

 

Ainda de barco fomos visitar a praia do Cairuçu das Pedras que tem uma piscina natural de água doce em frente ao mar. Um grande convite para relaxar e contemplar a beleza do lugar.

 

Detalhe da Praia das Galhetas.

 

Ficou faltando a Praia de Martim de Sá, acesso por barco ou trilha de cinco quilômetros, saindo da Praia de Cairuçu das Pedras.

 

Visitamos lugares mágicos, com pessoas simples e receptivas, felizes por morar neste cantinho que Deus criou com tanto cuidado. Uma viagem que com certeza compensa cada segundo vivido nela. Eu recomendo.

 

* Danielle Araújo de Paiva é fotógrafa, mochileira e colaboradora de Via Fanzine.

 

- Imagens: Danielle Araújo de Paiva

 

- Produção: Pepe Chaves

  © Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.

 

*  *  *

 

 

Ir para a página principal

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter