AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

Internet

 

Brasil:

Google lança novos cabos submarinos

Um dos cabos liga EUA e Brasil e já está em funcionamento e outros dois devem entrar em operação até o fim do ano.

 

Da Redação*

Via Fanzine

09/06/2018

 

Um cabo Submarino da Google para a transmissão dos sinais de internet.

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

Na amanhã desse sábado, 09/06, o #GoogleForBrasil anunciou a ativação de seus novos cabos submarinos “para melhorar a infraestrutura de internet no país”, informou a empresa.

 

De acordo com o comunicado, “O 1º cabo, ligando EUA e Brasil, já está em funcionamento e mais 2 cabos devem entrar em operação até o fim do ano. Um deles, o Júnior, foi desenvolvido com tecnologia brasileira, em parceria com a Padtec”.

 

Fabio Coelho, presidente do Google Brasil declarou que, "Este ano, estamos inaugurando mais de 10.000 km de cabos submarinos, levando mais velocidade, estabilidade e segurança para a internet brasileira".

 

 * Com informações e imagem de #GoogleForBrasil.

    09/06/2018

 

 

*  *  *

 

Notícias Falsas:

Controle na internet e desafios

para as eleições de 2018*

Atualmente, o Marco Civil da Internet permite empresas como o Facebook a adotar políticas para manutenção ou remoção de determinado conteúdo, caso a informação ofenda os termos de uso.

 

A menos de um ano das eleições gerais,

agora é o Brasil que se vê diante do problema.

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

A partir de provedores localizados em diferentes países, notícias falsas, as chamadas “fake News”, têm impactado os últimos debates públicos mais relevantes, como as eleições nos Estados Unidos e os plebiscitos sobre a saída do Reino Unido da União Europeia e o acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

 

A menos de um ano das eleições gerais, agora é o Brasil que se vê diante do problema. Com um debate polarizado, o país corre contra o tempo. Diferentes instituições públicas convocam debates sobre medidas que podem ser adotadas para garantir um processo eleitoral democrático e transparente. Algumas propostas preocupam movimentos sociais, que temem que o alarde em torno das notícias falsas leve ao controle dos conteúdos pelas plataformas digitais e, com isso, à censura na internet.

 

Atualmente, o Marco Civil da Internet permite empresas como o Facebook a adotar políticas para manutenção ou remoção de determinado conteúdo, caso a informação ofenda os termos de uso. Além disso, estabelece que a plataforma remova os dados em caso de decisão judicial neste sentido.

 

Na Declaração Conjunta sobre Liberdade de Expressão e Notícias Falsas (Fake News), Desinformação e Propaganda, órgãos das Nações Unidas trataram da questão. Apontam que as “fake News” corroem a credibilidade da imprensa e interferem no direito das pessoas à informação.

 

* Informações da Agência Brasil.

   19/04/2018

 

- Foto: Divulgação.

 

*  *  *

 

Fraudes bancárias:

Hackers são desarticulados pela PF

PF desarticula esquema de hackers responsável por fraudes bancárias na internet*.

 

Mais de 100 policiais federais estão cumprindo 43 mandados judiciais expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Palmas, capital do Tocantins.

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (21), a Operação Código Reverso, com o objetivo de desarticular um esquema especializado em fraudes bancárias pela internet. As investigações abrangem os estados do Tocantins, de São Paulo, Goiás e Pernambuco. A estimativa é de que, ao burlarem mecanismos de seguranças dos bancos, o grupo criminoso tenha causado, nos últimos nove meses, prejuízo de cerca de R$ 10 milhões.

 

Por meio de nota, a PF informou que o grupo é constituído de hackers suspeitos de ter conexões até com criminosos cibernéticos do Leste Europeu. Por meio de programas maliciosos, os hackers (pessoas que têm grande conhecimento de informática) acessavam remotamente os computadores das vítimas, com o propósito de fazer transações bancárias eletrônicas fraudulentas como pagamentos, transferências e compras via internet.

 

Mais de 100 policiais federais estão cumprindo 43 mandados judiciais expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Palmas, capital do Tocantins. Há sete mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, 11 de intimação e 24 de busca e apreensão. Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens móveis e imóveis de investigados, bem como o bloqueio de contas bancárias, inclusive de moedas virtuais como a bitcoin.

 

A PF informou que os integrantes da organização têm “alto padrão de vida” e fazem uso de empresas de fachada “para movimentar e ocultar os valores obtidos por meio das atividades criminosas”. Entre os suspeitos de participação na fraude que estão sendo intimados a prestar esclarecimentos, há empresários que procuravam os criminosos “com a finalidade de obter vantagem competitiva no mercado e prejudicar a livre concorrência”.

 

De acordo com a PF, esses empresários teriam recebido descontos de cerca de 50% para quitar seus impostos, pagar contas e realizar compras por meio de pagamentos feitos pelos criminosos.

 

Além de responder pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documento público e uso de documento falso, os integrantes do grupo serão acusados de lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

 

* Informações de Pedro Peduzzi/Agência Brasil.

  21/03/2018

 

- Foto: Divulgação.

 

 *  *  *

 

 

Ir para a página principal

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter