O PORTAL DOS ITAUNENSES DE TODO O MUNDO

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

Itaúna

 

APAC:

Prefeito de Cajuru visita a APAC em Itaúna

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) é uma entidade civil sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade.

 

A APAC é amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, trabalhando com princípios fundamentais, tais como a valorização humana.

Outros destaques em Via Fanzine

Leia outros destaques em Itaúna Fanzine

 

O prefeito Edson Vilela esteve na última quinta-feira, (07), juntamente com membros do poder Executivo e Judiciário na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Itaúna – APAC. A visita contou ainda com a presença do Juiz da 1º Vara Criminal da Comarca de Itaúna, Dr. Paulo Antônio, da Presidente da APAC Adriana, do Juiz da Comarca de Carmo do Cajuru, Dr. Jacinto Copatto Costa, e dos vereadores Adriano Nogueira e Edésio Avelar. Os detentos e a equipe da casa acompanharam os visitantes fornecendo orientações sobre o funcionamento do local, recursos para necessários para a implantação e regras básicas da instituição.

 

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) é uma entidade civil sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, bem como socorrer a vítima e proteger a sociedade. Opera, assim, como uma entidade auxiliar do Poder Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade. Sua filosofia é ‘Matar o criminoso e Salvar o homem’, a partir de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado.

 

A APAC é amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, trabalhando com princípios fundamentais, tais como a valorização humana. O objetivo da APAC é gerar a humanização das prisões, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena. Sua finalidade é evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social.

 

Atualmente, a APAC de Itaúna possui a população prisional de 172, sendo 79 de Regime Fechado, 63 Semiaberto (Trabalho Intramuros) e 29 Regime semiaberto (Trabalho Externo). O quadro profissional é formado por médico, dentista, psicólogo, assistente social, advogado, segurança e diretoria. Os trabalhos no regime semiaberto são: cozinha (preparo das alimentações pelos próprios presos), padaria (para venda e alimentação dos presos), marcenaria, horta, viveiro de mudas, parceria com a empresa Maria, fábrica de tijolos de blocos e serralheria. Já no Regime Fechado os trabalhos são: Laborterapia (Desenho, Pintura, Crochê, Trabalhos em MDF, Coral) Magneti Marelli, trabalhos para a APAC e demais atividades. Em se tratando de escolarização, 05 presos cursam o Ensino Fundamental (Anos Iniciais), 58 Ensino Fundamental (Anos Finais), 47 Ensino Médio, 04 possuem ensino superior e 05 Curso Técnico.

 

* Informações e imagem da Ascom/Prefeitura de Carmo do Cajuru.

  11/06/2018

 

 

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

Leia outros destaques em Itaúna Fanzine

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter