O PORTAL DOS ITAUNENSES DE TODO O MUNDO

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

Centro-Oeste de Minas

 

Carmo do Cajuru:

Novas doses de vacina contra febre amarela*

Além da vacinação, foram desenvolvidas estratégias para orientar a população.

 

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que entre julho de 2017 a

23 de janeiro de 2018 foram confirmados 47 casos da doença em Minas Gerais.

Leia outros destaques em Itaúna Fanzine

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Cajuru recebeu hoje (25), 300 doses de vacina contra febre amarela. Nenhum caso da doença foi registrado no município, mas ações de prevenção foram intensificadas pela Vigilância em Saúde.

 

Além da vacinação, foram desenvolvidas estratégias para orientar a população como, por exemplo, a implementação da “sala de espera”. “A proposta da sala de espera é fornecer informação para a população e esclarecer dúvidas. Os enfermeiros de cada unidade foram preparados e ministram uma palestra sobre a doença para os pacientes enquanto eles aguardam atendimento”, conta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Juliana Paula.

 

Outro método adotado é a “busca ativa de casa em casa”, realizado por agentes comunitários que percorrem todos os bairros da cidade verificando o cartão de vacina dos moradores de cada residência. Ainda segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, atualmente 80% da população de Carmo do Cajuru está imunizada. “É importante ressaltar que aquela pessoa que já tem uma dose registrada no cartão de vacina não precisa tomar uma nova dose, até porque temos que alertar que a dose em excesso também é prejudicial, por isso deve-se respeitar a dosagem correta. Uma única dose da vacina garante ao usuário imunidade para vida toda”, explica Juliana.

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que entre julho de 2017 a 23 de janeiro de 2018 foram confirmados 47 casos da doença em Minas Gerais. Outros 99 casos suspeitos são investigados e 25 mortes foram registradas no estado. No mesmo período em todo o país, os casos de febre amarela somam 130 pessoas, 53 mortes e 162 casos suspeitos.

 

Quem ainda não foi vacinado deve procurar o PSF mais próximo e apresentar o cartão de vacina. Em Carmo do Cajuru, as unidades funcionam de segunda a sexta, de 7h às 16h. O atendimento é estendido no “dia do trabalhador”, até 20h. Para saber o dia do trabalhador de cada unidade basta ligar no telefone: (37) 3244-0666.

 

Sobre a febre amarela:

Fonte: Ministério da Saúde

 

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Sintomas

 

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.

 

Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

 

Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas, e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.

 

Prevenção

 

O Sistema Único de Saúde oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar.

 

* Informações da ASCOM/Prefeitura Carmo do Cajuru-MG.

   25/01/2017

 

- Imagem: Divulgação.

 

 

Ir para a página principal de Itaúna Fanzine

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter