O PORTAL DOS ITAUNENSES DE TODO O MUNDO

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

Administração Municipal

 

Itaúna:

Prefeito desafia a Justiça e descumpre ordem

As denúncias contra a pífia administração de Neider Moreira saíram das fronteiras locais e agora estão também na mídia televisiva do Estado. As críticas são vastas e não se restringem somente à área da saúde, mas a praticamente a toda máquina municipal. Ouvimos alguns itaunenses que nos falaram sobre o caos no município.

 

Por Pepe Chaves*

De Itaúna-MG

Para Via Fanzine

17/05/2018

 

Prefeito Neider: só agrada aos que ajudaram em sua campanha, sua administração se mostra como a mais desastrosa da história municipal de Itaúna.

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

Leia outros destaques em Itaúna Fanzine

 

Nesta semana, uma reportagem exibida pela TV Alterosa denunciou a negligencia da Prefeitura de Itaúna com pacientes locais. Três adolescentes com paralisia cerebral não estão recebendo os medicamentos, mesmo com ordem judicial para o fornecimento pela Prefeitura de Itaúna, conforme estabelecido pela Justiça.

 

Desde dezembro do ano passado os pacientes não recebem os materiais que a Prefeitura de Itaúna deveria estar fornecendo por ordem judicial. Até o momento, a Justiça não se manifestou a respeito.

 

São fraudas, espessantes e outros medicamentos que deveriam ser fornecidos obrigatoriamente para os adolescentes da APAE/Itaúna. A reportagem da TV Alterosa recebeu informações da Prefeitura de Itaúna afirmando que está providenciando os materiais. Mas ocorre que já são cinco meses sem o fornecimento, contrariando uma ordem judicial, até o momento impunemente. A própria reportagem da Alterosa taxou de “incompetente” a posição passiva da Prefeitura de Itaúna diante de fatos tão graves.

 

Prefeito é médico e a saúde está em caos em Itaúna

 

Neider Moreira de Faria prefeito de Itaúna é médico e, apesar disso, tem recebido constantes denúncias com relação à situação do hospital Municipal de Itaúna.

 

Um vídeo divulgado na internet mostra o prefeito no corredor do Hospital Manoel Gonçalves furando fila para o atendimento de uma parente sua, enquanto várias pessoas aguardam atendimento sem entender como ele passou na frente de todos para ser prioritariamente atendido.

 

Nossa reportagem tentou falar com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, mas não fomos atendidos. Não sabemos de quem vem a ordem para não nos atender, mas suspeitamos e devemos revelar sobre isso em breve.  São mantidos na Assessoria de Comunicação vários funcionários que sequer atendem órgãos da imprensa que buscam por informações sobre os devaneios da Administração Neider, sobretudo, quando o prefeito não é simpático a estes veículos de comunicação.

 

Cidadãos criticam a “incompetência”

 

Um cidadão que esteve no hospital recentemente nos falou o que viu por lá. “É muita incompetência, não há um mínimo de profissionalismo nestes serviços, as pessoas estão sendo mal atendidas, maltratadas, e algumas voltam para casa sem atendimento. Isso que o prefeito está fazendo com a população é uma atrocidade, uma covardia aberta a  quem quiser ver. Neider é médico de formação e por isso, deveria ter o mínimo de responsabilidade nesta questão. Mas, como médico, asseguro que ele está mais para um Josef Mengele [médico nazista] do que para um responsável profissional de saúde”, afirmou o queixoso.

 

Ainda de acordo com esse cidadão, “Parece que Neider deseja administrar somente o seu negócio particular e esquece do hospital, para o qual deveria dar atenção já que a população o elegeu como prefeito. Ele só aparece lá para furar fila de atendimento para beneficiar a si próprio ou aos seus parentes, como pode ser comprovado em vídeo largamente divulgado na internet. Este prefeito é uma vergonha e já está eleito como pior da nossa história municipal, e em tempo recorde”, desabafou o cidadão.

 

Um funcionário do Hospital Manoel Gonçalves nos procurou para afirmar que, “Temos visto que o prefeito Neider Moreira de Faria descumpre ordem judicial na área da saúde, mas também não administra nada, na verdade, ele promove o sucateamento em diversas áreas administrativas do município, além das tentativas de onerar serviços públicos como a distribuição de água, transporte coletivo e o recolhimento do lixo”.

 

Um político da oposição também nos falou sobre o péssimo serviço da Administração Neider, “Até ser eleito prefeito, ele nunca administrou nada a não ser o seu próprio negócio milionário onde, como um carrapato, ele suga as estruturas do hospital local com sua clínica particular, onde fatura centenas de milhares de  reais por mês”, disse.

 

Prefeito é dono de clínica particular anexa ao hospital

 

De fato,  Neider Moreira é proprietário de uma clínica particular de hemodiálise anexa ao hospital onde deverá permanecer usufruindo da estrutura municipal por longos anos, de acordo com um contrato firmado com o município no passado, com o aval dos vereadores da época.

 

Um advogado local também comentou que, “Dificilmente esta administração chegará impune até o fim deste mandato. São muitas, mas muitas irregularidades em tão pouco tempo, inclusive, algumas gravíssimas que poderiam levar os responsáveis à cadeia instantaneamente. Um olhar mais apurado da Justiça para Itaúna, faria um ‘limpa’ nesta administração municipal, afastando pessoas comprovadamente sem vocação ou responsabilidade para exercer seus cargos. Esperamos que o Ministério Público esteja acompanhando tudo isso de perto, caso negativo, eu mesmo estarei levando ainda este mês todas estas denúncias à corregedoria do Ministério Público em Belo Horizonte”, afirmou.

 

Sucateamento municipal vai além da saúde

 

Além das críticas à área da saúde a população reclama também sobre o possível aumento no valor das contas de água pelo SAAE, autarquia municipal e também para o recolhimento de lixo, sendo este, um valor bastante superior aos valores das últimas contratações para o serviço. Nas redes sociais são muitas as reclamações de cidadãos indignados com a atual situação administrativa na cidade, incluindo várias pessoas que fizeram campanha para a eleição de Neider, agora insatisfeitas com ele.

 

Ruas esburacadas, estradas rurais intransitáveis em períodos de chuva estão entre as críticas mais comuns recebidas constantemente pela Administração Neider. Além disso, as enchentes da avenida Jove Soares são uma preocupação para os moradores da região, pois sempre que cai uma chuva forte residências e comércios são invadidos pelas águas no centro da cidade.

 

Não foram apresentadas quaisquer soluções e, ainda assim, o prefeito se mostra obtuso e não atende cidadão algum que o procura para debater os problemas da comunidade. Na verdade, nem mesmo vereadores da oposição são atendidos pelo prefeito que age de maneira antidemocrática e politiqueira, segundo fomos informados por dois vereadores. Desta forma, as críticas têm aumentado cada semana e abrangem praticamente todas as áreas da administração, e fomos informados que alguns itaunenses já se mobilizam para pedir o afastamento do prefeito Neider Moreira por vias legais. Além disso, o prefeito é também autor de um fato inédito no funcionalismo local: ele é acusado de atrasar em vários dias o pagamento de servidores municipais dos escalões mais baixos. O "primeiro escalão" de seu governo recebe sempre em dia, como fomos informados. De acordo com ele, a culpa é do Estado que não teria repassado a verba para o pagamento.

 

Publicidades pagas

 

Recebemos também denúncias gravíssimas com relação ao gasto de verba de publicidade pela Prefeitura e Câmara de Itaúna. Uma pessoa que trabalha na administração, servidor concursado, nos disse que, “Há uma caixa de Pandora com relação às publicidades oficiais, que se for esclarecida vai abranger também o presidente da Câmara Municipal de Itaúna, Márcio Pinto (o Marcinho Hakuna)”, disse o denunciante.

 

Marcinho Hakuna foi ex-funcionário do prefeito quando este era deputado estadual e agora se tornou seu político aliado como vereador pelo segundo mandato e presidente da Câmara. Ainda de acordo com o denunciante, “Além disso há uma agência de publicidade que trabalhou nas eleições de ambos e que se for aberta esta caixa de Pandora, muitos crimes serão revelados, incluindo a propriedade de um órgão de comunicação que seria de um certo político que recebe verba pública através deste veículo, o que é proibido por lei e pode ter consequências desastrosas para ele. Inclusive, outros vereadores da base de apoio do prefeito também deverão arcar com determinadas consequências de seus atos administrativos, que implicam diretamente em ações suspeitas do prefeito”, disse o servidor público concursado que não deseja ser identificado.

 

Estamos apurando os fatos e em breve, Via Fanzine vai divulgar mais sobre o que se passa de maneira nebulosa e parece beneficiar pessoas que ajudaram na campanha de Neider e do presidente da Câmara Márcio Pinto, como também alguns de seus “pupilos”.

 

Se esta administração vai acabar impune após sucatear várias áreas administrativas e gerar inúmeros prejuízos ao erário municipal, só o tempo e a Justiça irão dizer. Via Fanzine se coloca ao dispor da população para explicitar as denúncias contra essa administração. Já fomos informados e estamos apurando outros fatos absurdos envolvendo o Executivo local e em breve estaremos divulgando mais detalhes.

 

Quaisquer denúncias quanto aos serviços municipais mal ou não prestados, incompletos e o comportamento obtuso dos agentes públicos locais podem ser encaminhadas ao e-mail do nosso editor: pepechaves@yahoo.com.br que, averiguadas, pretendemos torná-las públicas por Via Fanzine.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e da ZINESFERA.

   17/05/2018

 

- Foto: Divulgação. 

 

 

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

Leia outros destaques em Itaúna Fanzine

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter