o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 

 Saúde

 

 

Centro-Oeste de Minas:

Invasão de besouros em Itaúna

Vigilância em Saúde de Itaúna tranquiliza população com relação a invasão de besouros*

 

Não há nenhum caso registrado de proliferação na cidade; inseto não é venenoso.

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 

A invasão de besouros em cidades da região Centro-Oeste de Minas causou muitos comentários nas redes sociais durante o final de semana. Imagens de uma criança com o rosto queimado e o relato de uma mulher afirmando que a queimadura foi provocada por um besouro tem circulado no Facebook e no WhatsApp, deixando a população itaunense preocupada.

 

O besouro, conhecido como "Besouro Verde" ou "Barata Verde", aparece somente em período de chuva. Nesta época é comum que muitos insetos fiquem rodeando as luzes dos postes nas ruas ou até mesmo dentro de casas. Especialistas afirmam que o período chuvoso, combinado com o calor intenso, é propício para sua aparição, pois contribuem para alimentação e reprodução deles. Nos últimos anos estão aparecendo em maior quantidade, mas na nossa cidade não existe ainda casos de proliferação dos insetos.

 

De acordo com o Gerente de Vigilância em Saúde, Antônio Delgado de Oliveira, o inseto não inocula veneno, não pica e não apresenta risco à saúde das pessoas. “Esses insetos não são de relevância epidemiológica, pois não transmitem doença. Orientamos a população a fazer a contenção de gretas nas portas, colocar tela de proteção nas janelas e evitar contato com o inseto, pois ele expele um líquido quando pressionado, e esse líquido queima”, afirmou Antônio Delgado.

 

Combate

 

Os insetos costumam se esconder embaixo de tapetes, atrás dos móveis e até na roupa de cama. São milhares de espécies, mas, de acordo com especialistas, eles trazem mais incômodo do que perigo. Nesse grupo, estão as mariposas, os cupins, as joaninhas, os besouros e os gafanhotos. Para dificultar a entrada deles em casa, a dica é manter poucas luzes acesas, tampar as arestas de portas e locais que propiciam a entrada dos insetos e fechar as janelas no fim da tarde.

 

Em caso de contato com o líquido que é expelido pelo inseto e causa queimaduras, procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.

 

* Informações e imagem da Ascom/Prefeitura de Itaúna.

   29/11/2016

 

*  *  *

 

Vacinação Antirrábica:

Animais são vacinados em Itaúna

Campanha de Vacinação Antirrábica termina com mais de 18 mil animais vacinados.*

 

Secretaria de Saúde pretende conseguir mais doses para atender retardatários.

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 

O último sábado, 06/08, marcou o final da Campanha de Vacinação Antirrábica em Itaúna. Ao todo, entre as áreas rural e urbana, foram vacinados 18.692 animais, entre cães e gatos. Somente no sábado, data de vacinação na cidade, a equipe de Vigilância Sanitária, em parceria com os atiradores do Tiro de Guerra, vacinaram um total de 13.797 animais, sendo 12.935 cães e 862 gatos.

 

Devido à grande demanda, alguns postos realizaram o atendimento somente até as 16h e não 17h, já que as doses se esgotaram. De acordo com os responsáveis pela campanha, será feito o contato com a Secretaria de Estado de Saúde para o fornecimento de mais doses para aqueles proprietários que por algum motivo não conseguiram vacinar seu animal durante a campanha. Caso mais vacinas sejam disponibilizadas, elas serão distribuídas na Secretaria Municipal de Saúde, na Policlínica Dr. Ovídio Nogueira. Os interessados deverão levar uma caixa de isopor com gelo para acondicionar o recipiente.

 

A campanha, porém, havia sido iniciada na última segunda-feira, dia 1º/08, na área rural. A equipe da Vigilância Sanitária rodou por todas as comunidades de Itaúna e vacinou 4.448 cães e 447 gatos. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3242-9606.

 

Quadro de resultados

 

Cães

Área urbana: 12.935

Área rural: 4.448

Gatos

Área urbana: 862

Área rural: 477

 

* Informações e imagem da Ascom Prefeitura de Itaúna

   08/08/2016

 

*  *  *

 

Hospital:

Paciente permanece no PS por falta de leito

Falta de leitos na rede de assistência hospitalar da região faz

com que pacientes permaneçam no Pronto Socorro.*

 

Sem vagas nos hospitais regionais, o Pronto Socorro municipal tem tido

que buscar leitos em Belo Horizonte e nem sempre o resultado está sendo positivo.

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 

A falta de leitos para pacientes de alta complexidade na região Centro-oeste de Minas tem atingido diretamente a população de Itaúna. Os casos de pacientes de alta complexidade são aqueles que necessitam de cirurgia neurológica, cirurgia cardíaca, oncologia, cirurgias vasculares e casos de amputação, entre outros. Sem vagas nos hospitais regionais, o Pronto Socorro municipal tem tido que buscar leitos em Belo Horizonte e nem sempre o resultado está sendo positivo.

 

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Ângela Gonçalves do Amaral, são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo Federal os casos considerados de alta complexidade. Ainda de acordo com ela, as ações do Sistema Único de Saúde - SUS que cabem ao município são aquelas consideradas de atenção básica e questões de baixa e média complexidade.

 

“Nós estamos vivendo um momento complicado em relação a assistência hospitalar na região Centro-oeste. Essa é uma situação muito complexa. Nós temos nos mobilizado, buscando alternativas, entretanto, precisamos do apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo Federal também. É importante ressaltarmos que o paciente chega no Pronto Socorro municipal, é bem atendido e estabilizado, principalmente nos casos de urgência e emergência, aqueles casos de risco eminente de morte ou de dano irreparável a saúde. Casos de Acidente Vascular Cerebral – AVC, politraumatismo e infarto agudo do miocárdio, por exemplo, após serem estabilizados, devem ser transferidos para um hospital com suporte adequado, que atenda ao estado clínico do paciente. A dificuldade que nós estamos tendo é justamente fazer essa transferência/internação do paciente para um hospital que tenha as condições necessárias para atendê-lo”, explicou Ângela.

 

A Secretária de Saúde relatou também que a Prefeitura de Itaúna chegou a pleitear junto ao estado o credenciamento do Hospital Manoel Gonçalves para fazer procedimentos como a neurocirurgia. “O município não pode simplesmente querer fazer, ele depende do aval da Secretaria Estadual de Saúde, que tem que vir e credenciar o hospital. A equipe do estado esteve aqui avaliando o Hospital Manoel Gonçalves e chegou-se a conclusão que o hospital só poderia receber o aval do SUS para fazer neurocirurgia se houvesse, além da equipe de profissionais, um aporte de outros equipamentos necessários para realizar a neurocirurgia e o aumento no número de vagas do CTI [Centro de Terapia Intensiva]”, esclareceu.

 

O SUS oferece atendimento através do que é chamado de Rede de Atenção. Itaúna é atendida em casos de alta complexidade pelo Hospital São João de Deus, em Divinópolis, como toda a região Centro-oeste, que conta com 54 municípios. “O Hospital São João de Deus está apresentando uma desassistência total. Ele não tem recebido nossos casos nem de infarto, nem neurológicos e nem mesmo, casos de oncologia e casos de câncer. O São João de Deus tem apresentado muita dificuldade em oferecer vagas e atendimento. A consequência disso tudo é que esses pacientes têm ficado aqui no Pronto Socorro, sem conseguirmos transferi-los. Temos feito contatos em Belo Horizonte, mas lá também está sem vagas e nós estamos vivendo uma situação realmente difícil. Os secretários municipais de saúde têm se mobilizado, temos conversado com o Governo do Estado, para buscar uma alternativa para isso”, concluiu a Secretária de Saúde de Itaúna.

 

* Informações de Ascom Prefeitura de Itaúna.

  06/01/2016

 

- Foto: Divulgação.

 

*  *  *

 

Itaúna:

Vacinação contra a Paralisia Infantil

Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil começa no sábado.*

Imunização será realizada em todas as Unidades de Saúde de Itaúna e na área rural.

 

A vacinação será realizada no sábado em todas as unidades de saúde do município no

horário de 8 às 17h. Os pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação da criança.

Leia também:

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 

No próximo sábado,15/08 será realizado o dia D de vacinação contra a Paralisia Infantil. A Campanha de Poliomelite e Multivacinação será feita até o dia 31 de agosto. Devem ser vacinadas crianças de 0 a menores de 5 anos de idade . A Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar o total de 4.156 crianças em Itaúna.

 

A vacinação será realizada no sábado em todas as unidades de saúde do município no horário de 8 às 17h. Os pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação da criança.

 

Vacinação na área rural

 

Na área rural, a vacinação começou no dia 3 de agosto, os agentes comunitários informam aos moradores locais para que as crianças sejam imunizadas.

 

* Informações e imagem da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itaúna / MG.

   11/08/2015

 

*  *  *

 

Evento:

Conferência Municipal de Saúde une população e administração*

Evento discutiu propostas para a Saúde no Município

e serão levadas para a Conferência Estadual.

 

 

Além da votação das propostas, foram eleitos também,

os representantes de Itaúna na Conferência Estadual de Saúde.

Leia também:

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 

A 6ª Conferencia Municipal de Saúde aconteceu no sábado, dia 23, no auditório do Colégio Santana, durante todo o dia. Esse é um evento no qual a população, profissionais de saúde e prestadores de serviço na saúde se reúnem e escolhem as propostas mais importantes e necessárias para a cidade, para apresentá-las como metas para a Administração Pública. O primeiro passo foi a realização das Pré-Conferências que aconteceram em todas as regiões da cidade. Nesses eventos a população de cada região apresentou suas propostas direcionadas. Após as Pré-Conferências todas as propostas foram reunidas e na Conferência Municipal foram formados grupos para discutir as propostas que melhor representavam a necessidade da população.

 

Após as discussões, foi realizada a votação para decidir quais propostas serão levadas para a Administração Municipal. O direito ao voto foi dado aos delegados, representantes dos cidadãos de cada região, representantes dos profissionais da saúde e os delegados natos, que são os vereadores. Foram 35 votantes, 34 delegados representantes da população e dos profissionais da saúde e apenas um representante do legislativo, a vereadora Palmira Feliciano, que exerceu seu direito de voto.

 

Além da votação das propostas, foram eleitos também, os representantes de Itaúna na Conferência Estadual de Saúde. Apenas o segmento de prestadores de serviço, não terá representantes. De acordo com a Secretária de Saúde, Ângela Gonçalves do Amaral, o saldo foi positivo: “Tivemos uma boa participação da população, todos os delegados representantes da comunidade, tiveram muito interesse e empenho em escolher as melhores propostas, as palestras foram ótimas, explicando várias dúvidas dos que estavam presentes e percebemos a união dos itaunenses para fazer um sistema de saúde melhor. É uma pena que os vereadores e outras pessoas que tanto criticam a saúde no município não vieram aqui participar da elaboração e discussão das propostas. Este era o local e o momento apropriado para darem sua contribuição e sugestão”

 

Além das discussões e votações das propostas, os participantes puderam ouvir as explicações e considerações das autoridades presentes, o Presidente da Câmara, Francis Saldanha, a Secretária de Saúde, Ângela Amaral e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Mariano. Os participantes também tiveram um momento de fé, com a benção do pastor e vereador Gil Máximo na abertura do evento, palestras sobre saúde e sorteio de vários brindes.

 

* Informações e imagem da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itaúna / MG.

   26/05/2015

 

*  *  *

 

Prevenção:

Período de seca, perigo com Carrapato Estrela*

Tempo quente e seco, clima propício para proliferação do transmissor da Febre Maculosa.

 

Os sintomas normalmente aparecem em 7 dias, mas o período que se deve observar é de 02 a 14 dias.

Leia também:

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 

Durante o período de secas e calor a possibilidade de enfermidades como Febre Maculosa, nomeada assim devido a um de seus sintomas ser o aparecimento de máculas – manchas na pele, aumenta em grandes proporções. Esta enfermidade é causada por uma bactéria nomeada Rickettsia Rickettsii, que é transmitida através da picada de uma carrapato específico conhecido Estrela, de Cavalo, Vermelhinho, Mucuim ou Rodoleiro. Este carrapato pode ser encontrado em cães, gatos, coelhos, galinhas, bois, cavalos, tatus, gambás, cobras, capivaras e vários outros animais.

 

Esta infecção é muito rara em seres humanos, pois, para que uma pessoa seja infectada, o carrapato tem que ficar “grupado” na pessoa de 04 a 06 horas. A indicação é que, em um ambiente que possua carrapatos, examinemos o nosso corpo a cada 3 horas. Desta forma, a probabilidade de infecção é praticamente anulada, pois a única forma da doença ser transmitida é pelo carrapato hospedeiro. Não existe a possibilidade de contaminação de uma pessoa para outra, por contato físico, nem por saliva, nem urina e fezes. Ou seja, se as pessoas que estiverem em ambientes propícios a existência deste carrapato, se examinarem a cada 03 horas, a probabilidade de infecção é praticamente anulada, pois, a única forma de ser transmitida é pelo carrapato hospedeiro, não existe possibilidade contaminação de uma pessoa para outra, por contato físico, nem por saliva, nem urina e fezes.

 

Os sintomas normalmente aparecem em 7 dias, mas o período que se deve observar é de 02 a 14 dias, e são: febre moderada a alta podendo chegar a 40°c, dores fortes de cabeça, dores no corpo, calafrios, edema e inchaço nos olhos e as máculas, nos punhos e tornozelos, que progridem para o tronco e face e após, mãos e pés. Nas infecções mais intensas, pode ocorrer necrose nos dedos, orelhas e genitais, além de sangramento nas gengivas e nariz, tosse seca e intensa.

 

A pessoa que, ao estar em ambientes propícios a proliferação, ou tiver vários animais em casa, encontrar algum carrapato em seu corpo, procurar atendimento ambulatorial assim que sentir os primeiros sintomas e informar que foi picado por um carrapato. O exame para confirmação é feito laboratorialmente.  A prevenção é simples, sempre que frequentar ou tiver contato com animais que frequentam lugares de alta incidência, examine seu corpo e de suas crianças de 03 em 03 horas, não esmague o carrapato,  pois, a bactéria pode entrar através de um ferimento. Use carrapaticida com frequência em animais de estimação.

 

A Prefeitura de Itaúna periodicamente realiza a coleta de carrapatos e realiza testes e exames para ver se há contaminação da bactéria Rickettsia Rickettsii, e solicita liberação ambiental para aplicar carrapaticida nos locais de risco.

 

* Informações e imagem de Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itaúna / MG

  08/01/2015

 

*  *  *

 

Prevenção:

Prefeitura alerta sobre a dengue

Várzea da Olaria e região precisam aumentar cuidados contra a Dengue.*

 

Levantamento realizado na semana passada mostra que cuidados básicos ainda não são observados pela população.

Leia também:

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 

Aproveitando a realização de mais um Governo Itinerante, que na última edição atendeu aos bairros Várzea da Olaria, Fundão e Vitória, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate à Dengue nesta região.

 

Foram realizadas 706 visitas e recolhidos 452 sacos de lixo. O levantamento mostrou que 82% dos focos encontrados estavam em locais suscetíveis à proliferação do mosquito transmissor, como quintais de residências, instalações e pátios de indústrias existentes na área avaliada, pontos de comércios e lotes vagos.

 

Bebedouros de animais, piscinas, caixas d’agua destampadas e lixo em geral tiveram maior incidência de registros da possibilidade de presença do Aedes Aegypti. Cuidados básicos ainda não são observados pela população.

 

São necessários apenas 10 minutos semanais de inspeção para eliminar situações que favoreçam o acúmulo de água e o desenvolvimento do mosquito transmissor. A participação de todos é fundamental para evitar epidemias e mortes em decorrência da doença.

 

* Informações da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itaúna / MG.

   03/09/2014

 

*  * *

 

Prevenção:

Índice de infestação da Dengue acima do aceitável

Liraa realizado no início de março mostra cidade com 1,4% de infestação.

Trabalho da SMS atingiu 2.126 moradias.

 

A população precisa continuar fazendo a sua parte, principalmente neste período,

onde a variação quente/úmido do clima é ideal à proliferação do mosquito.

Leia também:

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 

Finalizada mais uma edição do Liraa (Levatamento de Indice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti), realizado entre os dias 10 e 14 de março, a SMS apurou que Itaúna está em situação de alerta contra a Dengue. O índice apurado de 1,4% é incompatível com o que prevê o Ministério da Saúde, que preconiza valor de até 1% como aceitável. Por isso é preciso cuidado.

 

Foram vistoriadas 2126 residências em todos os bairros da cidade. As pesquisas envolveram 20 agentes sanitários e três supervisores. As regiões que apresentam maior risco são Parque Jardim, Cerqueira Lima, Piedade, Centro, Graças, Santo Antônio, Nogueirinha, Santa Edwiges, além do Morada Nova I e II.

 

De acordo com a equipe envolvida no Liraa, os focos que foram encontrados estavam em tambores, tanques, poças d’água, vasos de plantas, pratos, bebedouros de animais, calhas, lajes, pneus e lixo (recipientes plásticos, garrafas, sucatas), dentre outros. A população precisa continuar fazendo a sua parte, principalmente neste período, onde a variação quente/úmido do clima é ideal à proliferação do mosquito.

 

Ação contra Dengue no GI

 

Durante a 8ª edição do Governo Itinerante, realizada entre os dias 19 e 21 de março, no Caic, a SMS realizou uma força tarefa especial contra a Dengue no bairro Morada Nova e região. E de acordo com o levantamento, as ruas onde foram encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti são:

 

Morada Nova I

Manoel Ribeiro

José Pereira Maia

João Rodrigues Oliveira

José Reda

Vó Almira

Cesário Augusto de Faria

Jairo Ferreira da Silva

Dário Alves Pereira

Manoel da Custódia

 

Morada Nova II

Duzolina Corradi Matos

Joaquim Francisco Mourao

Sinhô Mendes

José Viana Construtor

Carlos José de Abreu Diniz

José Eustáquio Campolino Diniz

Heli Loureiro

Duzolina Corradi Matos

Maria da Penha Fernandes Silveira

Dona Biela Bahia

Francisco Carvalho Silva

Gabriel Alves Pereira

Ana de Faria Dornas

Jair Ferreira Soares

Candido Bernardes

Renata França Chaves

Mozart Machado

Hilda Veloso Coutinho

 

São Geraldo

Crisântemos

Cunha Quitão

Lampeões

José Viana da Fonseca

Candido Bernardes

 

Residencial São Geraldo

Rolney J. Corradi

Evaristo Norato

Dr. Tomaz de Andrade

Avenida Manoel da Custódia

Carlos José de Abreu Diniz

Dário Alves Pereira

 

Santa Edwiges

Alzira Faria Dornas

Diêgo M. Silva

Divina M. da Silva

Luiz F. de Melo

Projetada

Waldemar G. de Souza

Rua Seis

Rachel Rabelo

Rua Novembro

Dr. Tirézio G. Gomes

 

Leia também:

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 
 
MAIS ITAÚNA
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2014, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter