o portal dos itaunenses de todo o mundo...

Clique aqui para ler mais notícias de Itaúna

 

Clique aqui para acessar à página inicial de Via Fanzine

 

 

Eleições Municipais

 

 

Eleições 2016:

Neider Moreira é eleito prefeito de Itaúna

Foram eleitos também os 17 vereadores que ocuparão

a próxima Câmara Municipal. Confira quem são os eleitos.

 

Por Pepe Chaves*

De Itaúna-MG

Para Via Fanzine

02/10/2016

 

O médico Neider Moreira (PSD) é eleito prefeito de Itaúna.

Leia também:

MAIS ITAÚNA

Últimas postagens em Via Fanzine

 

Em Itaúna-MG, o atual prefeito Osmando Pereira da Silva (PSDB) não conseguiu se reeleger. Com uma ampla margem sobre o atual prefeito, o médico Neider Moreira (PSD) foi eleito prefeito de Itaúna pela primeira vez.

 

Neider Moreira de Faria, 51 anos, é médico e fez carreira política em Minas Gerais, tendo sua base em Itaúna-MG. Foi eleito vereador em Itaúna por uma legislatura e deputado estadual por quatro legislaturas. Durante o segundo mandato do governador Aécio Neves, Moreira ocupou o cargo de Secretário de Estado Extraordinário para Assuntos de Reforma Agrária. É empresário e proprietário da Renalcenter, uma clínica que funciona anexo à Casa de Caridade Manuel Gonçalves de Souza, em Itaúna.

 

Ausente da vida política por alguns anos, após ser derrotado pelo atual prefeito Osmando Pereira da Silva na última eleição municipal e não se reeleger deputado dois anos depois, nas últimas eleições estaduais, no atual pleito Neider Moreira (PSD) obteve 66, 81% (34.606 votos) dos votos válidos, enquanto Osmando Pereira da Silva (PSDB) obteve 27,26% (14.119 votos); Leonardo Lopes (PRB) obteve 2,60% (1.349 votos); Rosse Andrade (PROS) obteve  2,33% (1.208 votos) e Arnaldo Celestino (PC do B) obteve 1,00% (519 votos).

 

FONTE: JUSTIÇA ELEITORAL

 

Osmando impopular e Neider em alta

 

Prefeito recordista na história política local ao assumir quatro mandatos, Osmando Pereira da Silva ao lado do vice Gustavo Mitre, não conseguiu se reeleger ao quinto mandato. Em verdade, Osmando tomou algumas medidas impopulares nesta sua atual gestão, o que pode ter influenciado na votação de expressiva parte do seu eleitorado. Entre elas, está a criação da Taxa do Lixo, a má organização de um concurso público para cargos pelo Executivo e a instalação de inúmeros quebra-molas na cidade, contrariando uma medida que ele mesmo havia tomado, ao promover a polêmica retirada de todos os quebra-molas em seu segundo mandato.

 

Mas o que pode mesmo ter implodido o que seria o seu próximo governo foi a venda do prédio da Prefeitura de Itaúna na Praça da Matriz, patrimônio municipal arrematado por um empresário local por valor superior aos R$ 9 milhões, de acordo com informações da Prefeitura de Itaúna. Em contrapartida, Osmando deixou um projeto e a promessa de uma moderna sede do Executivo ao longo da avenida Jove Soares, enquanto o atual prédio deverá ser usado pelo Executivo local por prazo determinado.

 

Além disso, diversos fatores da governabilidade na atual gestão de Osmando eram criticados por parte dos itaunenses, sobretudo, no tocante à estrutura básica do serviço público municipal. Tudo isso pode ter contribuído para que, dessa vez, Neider desempenhasse uma campanha tranquila, registrando um histórico e dos mais altos percentuais de vantagem sobre um concorrente em uma eleição ao Executivo de Itaúna.

 

Durante a sua campanha eleitoral à prefeitura, Neider Moreira e seu vice-prefeito Fernando Franco trabalharam em cima do tema “renovação”, pregando que a população não deveria reeleger o atual prefeito e sim, apostar em novos gestores. Neider Moreira deve assumir a Prefeitura de Itaúna em um período de crise, devendo administrar diversos problemas nas mais diversas áreas municipais. Contudo, Moreira deverá assumir o município em situação levemente mais confortável que o seu antecessor, que assumiu o serviço público completamente sucateado pelo prefeito anterior, Eugênio Pinto (PT), cassado pela Justiça mineira no final de seu segundo mandato.

 

Câmara se renova em quase 50%

 

Dos 17 vereadores que ocupam a atual Câmara Municipal de Itaúna, oito legisladores do atual mandato estarão de volta: Da Lua (PSDB), Marcinho Hakuna (PSD), Joel Arruda (PSD), Giordane Alberto (PSB), Alex Artur (PSDB), Lucinho de Santanense (PSB), Hudson Bernardes (PSC) e Gleisinho (PSDB), renovando em quase 50% o Legislativo local.

 

Entre os eleitos que fazem parte desta renovação estão também alguns vereadores que já ocuparam cadeiras no Legislativo itaunense em gestões passadas: Antônio de Miranda, Gláucia Santiago, Silvano e Anselmo.

 

Compondo o bloco dos que vão ocupar uma cadeira legislativa pela primeira vez, estão os vereadores eleitos: Lacimar (PSL), Alexandre Campos (PMDB), Otacília Barbosa (PV), Pranchana Jack (PP) e Márcia (PP).

 

Vale destacar que nessa próxima gestão da Câmara Municipal teremos três mulheres ocupando cadeiras, Gláucia, Otacília e Márcia, enquanto a atual gestão trazia somente uma figura feminina, a vereadora Palmira, que não se reelegeu.

 

Ao que tudo indica, a julgar pelos políticos e siglas eleitas para ao mandato 2017-2020, o novo prefeito de Itaúna, Neider Moreira, deverá construir em breve uma boa base de apoio ao seu governo dentro do Legislativo municipal.

 

Confira no quadro abaixo o nome dos vereadores eleitos, suas siglas, seus votos e percentuais de aprovação.

 

FONTE: JUSTIÇA ELEITORAL

 

Eleição pacífica

 

Em Itaúna foram totalizadas sem problemas as 204 urnas do município. O eleitorado foi de 68.004, com abstenção de 10.423 (15,33%) e comparecimento às urnas de 57.581 (84,67%) eleitores. A apuração local foi encerrada às 19h47.

 

De acordo com declarações do chefe do Cartório Eleitoral de Itaúna, Euder Monteiro em rede social, “Após um árduo trabalho, concluímos todas as atribuições e entregamos à população seus novos governantes municipais. Todas as urnas eletrônicas funcionaram perfeitamente e já estão armazenadas. Nenhuma ocorrência significativa. Eleições limpas, legítimas e tranquilas. Parabéns a todos pela eleição tranquila”, afirmou o servidor eleitoral.

 

Jornalismo e neutralidade

 

Gostaríamos de registrar que durante o período eleitoral de 2016 o diário digital Via Fanzine optou pela neutralidade, não divulgando quaisquer informações sobre nenhum dos candidatos ao legislativo ou ao Executivo municipal. Assim o fizemos por entendermos que veículo de comunicação não é cabo eleitoral e deve agir com neutralidade no sentido não influenciar o seu leitor, limitando-se apenas em informá-lo.

 

* Com informações da Justiça Eleitoral, via Cartório Eleitoral de Itaúna-MG.

  

- Imagens: Justiça Eleitoral/divulgação.

 

 
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2014, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter