o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 Comunidade

 

 

Bairro de Lourdes:

Paróquia comemora 20 anos com festa

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida comemora 20 anos com lançamento de revista.*

 

Tradicional festa em homenagem à santa reuniu milhares de fiéis no último dia 12.

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 

Além da já tradicional festa da Padroeira do Brasil, celebrada no dia 12 de outubro, este ano, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, cuja matriz se encontra no bairro de Lourdes, teve um motivo a mais para comemorar: os 20 anos de fundação, completados no último dia 10. Para marcar a data, foi lançada uma revista comemorativa, desenvolvida com a apoio de pessoas da comunidade, e que conta um pouco sobre a história, sobre os sacerdotes e bispos que por lá passaram e contribuíram para o processo de formação da igreja, e sobre as comunidades que formam a Paróquia: Santo Antônio, São Sebastião, Santa Bárbara, Nossa Senhora de Lourdes e Santo Antônio da Barragem.

 

O pároco Rodrigo Botelho, que participou de todo o processo de apuração histórica, desenvolvimento e edição do material, conta que foi fundamental a ajuda dos próprios membros da comunidade, sobretudo, os mais velhos, que participaram da construção da igreja e viram as comunidades nascendo e crescendo. “Tivemos o apoio de uma grande equipe, que buscou os personagens chave para contar a história de nossa Paróquia e muitos deles ainda estão entre nós e se identificam com o que foi relatado no conteúdo”, afirma o padre.

 

O lançamento da obra foi feito em uma missa comemorativa, celebrada na última segunda-feira (10), pelo padre Amarildo José de Melo, personagem que fez parte de todo o processo de fundação da Paróquia e até hoje é muito querido pelos membros das comunidades integrantes. Após a celebração, a revista começou a ser vendida nas barraquinhas da festa de Nossa Senhora Aparecida e continuará à disposição dos fiéis na secretaria paroquial.

 

A festa

 

A festa de Nossa Senhora Aparecida deste ano começou mais cedo. No dia 26 de setembro, a imagem da santa de mesmo nome, vinda do santuário de Aparecida (SP), começou a percorrer as comunidades da Paróquia. No primeiro dia de outubro, uma carreata festiva levou a imagem às ruas da cidade. Já no dia 03, teve início a tradicional novena em louvor à Padroeira do Brasil, que se estendeu com missas, oração do novenário e barraquinhas, até o dia 11.

 

No dia dedicado à santa, 12 de outubro, a igreja do bairro de Lourdes recebeu milhares de visitantes, que participaram das missas realizadas ao longo de todo o dia. A festa foi finalizada com a procissão solene pelas ruas do bairro e com a celebração da missa campal, presidida pelo pároco Rodrigo Botelho.

 

* Informações de Thaíssa Vaz/jornalista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

    17/10/2016

 

- Foto: Divulgação. 

 

Palestras:

Comunidade na Câmara

Câmara Debate Democracia e Cidadania na quarta noite de palestras*

 

 

"Para nós é muito importante criar espaços de debates" - Dom José Carlos Campos.

MAIS ITAÚNA

Outros destaques de Via Fanzine

 

O Plenário da Cidadania realizado pela Câmara Municipal de Itaúna prossegue abrindo espaço à comunidade para adquirir conhecimento e debater sobre temas relevantes.

 

A quarta noite de palestras trouxe como tema "Democracia e Cidadania" tendo como palestrante Dom José Carlos Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis.

 

Dom José explanou sobre a realidade atual do país. "Estamos no tempo de utopias frustradas, chegamos a um dos piores momentos da história pública do Brasil e nem temos grandes opções de pessoas que se apresentem como o Messias Salvador."

 

Ele citou questões que prejudicam o processo democrático e cidadão. Segundo ele, nós vivemos a experiência da “Democracia Imatura” e perdemos o senso da universalidade. “Uma agravante é a mentalidade individualista, fruto da modernidade, onde se perde a noção de coletivo. A Política virou espaço de interesses setoriais, se perdeu o senso de coisa pública."

 

Sobre o processo eleitoral a opinião do Bispo é que "vivemos espetáculos circenses durante campanhas eleitorais" e isso às vezes gera resultados como votos de protesto. Ele criticou ainda a recente votação do Impeachment e classificou como “um momento de desrespeito, com pouca seriedade nos processos”.

 

O Bispo também alertou para a necessidade de se envolver para conhecer e cobrar. "Que os sujeitos políticos não tenham como função apenas o ato de votar." Alertou para a importância do povo se dedicar como sujeito político, que é o cidadão comum voltado à coletividade, não deixando apenas para o agente político a responsabilidade de fazer.  "Quanto mais em baixa o gosto pela coisa pública, mais haverá quem tem gosto possessivo para isso, chegando ao governo de poucos”.

 

Luzes e esperanças

 

Foram apresentadas algumas sugestões para o alcance de Cidadania e Democracia plenas:

 

Ampliação dos espaços de participação, assim como este Plenário da Cidadania

 

Retomada de princípios básicos na política

 

Mudança no jeito de fazer política e políticos

 

Conduta ética e busca de uma democracia plena com formação de agentes políticos que visem escutar o povo, com mais participação e coletividade

 

Fortalecimento dos instrumentos de democracia participativa.

 

Incentivo e participação das conferências municipais e dos conselhos paritários.

 

Busca de um novo modelo de sociedade onde a política se sobreponha ao econômico.

 

"Quem paga pela corrupção são os pobres"

 

"Nosso povo simples é capaz de vender o voto, mas é incapaz de ser desonesto com o que prometeu"

 

Espaço democrático de debates

 

E o objetivo do Plenário da Cidadania tem sido alcançado, que é de permitir o envolvimento cidadão. Na palestra realizada pelo Bispo Diocesano isso não foi diferente, a comunidade se envolveu de modo democrático.  Alguns cidadãos participaram com perguntas, outros emitiram opiniões.

 

O Presidente Francis Saldanha lembrou “ o conteúdo narrado aqui hoje é reforça o que temos discutido desde o início desse evento, que é a abertura ao envolvimento do povo. Nós agentes políticos precisamos desses sujeitos políticos atuantes".

 

Carlos de Brito parabenizou a Câmara pelo evento, criticou a política assistencialista e lamentou a falta de participação da comunidade. "Itaúna está perdendo uma grande oportunidade de se educar politicamente."

 

A estudante Isadora Padilha alertou: "Todos os nossos representantes deveriam estar aqui".

 

O educador Jonathas Santos elogiou a “iniciativa extremamente instrutiva à participação da comunidade” e também realizou questionamentos ao Bispo.

 

João José destacou o papel de democratização da comunicação.

 

Neusa Alcina parabenizou a Câmara pela iniciativa, o palestrante pela explanação e os participantes pela busca da Democracia e Cidadania.

 

Dilermano Vitor relatou que ao participar desta palestra “ganhou um grande presente”. "Agora a minha responsabilidade é de levar para a minha comunidade o valor que tem um voto."

 

"Nosso país tem vocação para crescer, o problema é quem controla o leme, quem divide o bolo."

 

Hoje (29/04), às 19 horas, teremos a última palestra do Plenário da Cidadania. O palestrante Euder Monteiro- Chefe do Cartório Eleitoral de Itaúna vai apresentar o tema "Sistemas Eleitorais".

 

Vídeos com as palestras e também fotos, podem ser acessados em www.cmitauna.mg.gov.br e ainda no Face Book da Câmara Municipal de Itaúna.

 

* Informações da Câmara Municipal de Itaúna/Assessoria de Imprensa.

  29/04/2016

 

- Imagem: Arquivo VF.

 

 
 
MAIS ITAÚNA
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2016, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter