Rollout E195-E2:
Alta tecnologia e futuro na EMBRAER*
Apresentação da maior e mais avançada aeronave comercial já desenvolvida
no Brasil foi um momento único.
Lado a lado conviveram a alta tecnologia, a alegria e juventude dos
funcionários da EMBRAER.
Aeronave
EMBRAER E195-E2 acaba de sair do hangar.
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A EMBRAER apresentou na terça-feira (07/03), em uma cerimônia mais
voltada para o público interno, na unidade de em São José dos Campos, a
maior aeronave da segunda geração da família de E-Jets e também o mais
eficiente avião comercial do mundo para rotas domésticas: o E195-E2. Com
voo inaugural previsto para os próximos meses, o jato deverá entrar em
serviço no primeiro semestre de 2019.
Além de ser a apresentação de uma aeronave que traz uma série de
desafios tecnológicos, construtivos e de performance da aerodinâmica
aeronáutica, é o segundo modelo da Família E-jets2 da EMBRAER, cujo
desenvolvimento começou em 2013.
São três as versões em desenvolvimento: E190-E2 (apresentado em
fevereiro de 2016, e em testes de voo), o E195-E2 (apresentado agora) e
o E175-E2 a ser apresentado em 2020/21. Importante é que o rollout
ocorreu com um avanço de quase seis meses ao cronograma de
desenvolvimento original.
As dimensões do E195-E2 são importantes não só para as características
de voo como nas etapas de fabricação onde os hangares das instalações de
São José dos Campos estão sendo adaptados para a nova aeronave. Com uma
envergadura de 35,1 m e o comprimento de 41,5m e um peso de decolagem
60.700 kg.
EMBRAER E195-E2 apresenta vários diferenciais de versões anteriores.
Asa de novo perfil
A aeronave tem uma asa desenvolvida especialmente para a família E-2.
Usando o conceito de “Asa Gaivota” e o “Wing Tip” permite reduzir
significativamente o Vortex (turbulência) na ponta das asas. A
alternativa até o momento era o emprego dos winglets.
A nova asa dos E-Jets2 permite uma melhor performance em voo e redução
do consumo de combustível. Mas a adoção de software de Quarta Geração
gera outras influências.
“Introduzimos na comprovada plataforma de E-Jets todas as novas
tecnologias que agregam valor aos clientes. Um exemplo é a quarta
geração de fly-by-wire que permitiu a redução de 20% da área da
empenagem, minimizando o arrasto e o peso,” explica Luís Carlos Affonso,
vice-presidente de Operações da Embraer Aviação Comercial.
“O avião terá uma economia de até 24% de consumo e 20% nos custos de
manutenção por assento quando comparado ao atual E195. Parte dessa
economia será atingida pela nova tecnologia de motores, mas o grande
diferencial competitivo do E195-E2 está na otimização da estrutura e dos
seus vários sistemas”, afirmou Affonso.
Além de uma especificação mais equilibrada, a EMBRAER usou toda a
experiência de mais 17 milhões de horas voadas nos E-Jets atuais, com
uma frota de mais 1.300 unidades, para chegar a um projeto de otimização
para o E2. Por exemplo, sendo concebido com uma combinação inteligente
de materiais, o E195-E2 consegue ter capacidade de transportar 10% a
mais de passageiros que o concorrente direto e ainda assim ter o mesmo
peso.
“O E195-E2 tem potencial de mudar significativamente o perfil de frota
das companhias aéreas em todo o mundo. Tendo custo por viagem 20% menor
e custo por assento similar ao de aviões maiores, o E195-E2 torna-se o
avião ideal tanto para crescimento de empresas regionais como
complementação de frota de empresas de baixo custo e de linhas
principais”, disse John Slattery, Presidente & CEO da Embraer Aviação
Comercial.
O E195-E2 tem três fileiras a mais de assentos quando comparado ao E195
da atual geração, podendo ser configurado com 120 lugares em duas
classes de serviço, ou até 146 em classe única. A aeronave também tem
aumento significativo de alcance, de mais de 800 quilômetros (450 milhas
náuticas), o que possibilitará viagens de até 4.500 quilômetros (2.450
milhas náuticas) de distância. O motor é o novo Pratt & Whitney PW1900G
com versões de 19.000 a 23.000 libras de empuxo.
Funcionários da EMBRAER checam o E195-E2 recém saído do hangar.
A Embraer vai utilizar dois aviões na campanha de certificação do
E195-E2. O primeiro protótipo será utilizado nos ensaios de aerodinâmica
e desempenho, enquanto o segundo avião, que também deve realizar o voo
inaugural até o fim deste ano, será empregado na validação de tarefas de
manutenção e de interior.
Desde o lançamento, os E2 alcançaram 690 pedidos, dos quais 275 firmes,
sendo 90 para o E195-E2, e de 415 opções e direitos de compra, tendo
entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing. Atualmente,
a família de E-Jets opera com cerca de 70 clientes em 50 países, sendo
líder global no segmento até 130 assentos, com mais de 50% de
participação de mercado.
Com investimento de US$ 1,7 bilhão, o programa E2 foi lançado em junho
de 2013 e reforça o compromisso da Embraer em investir continuamente na
linha de jatos comerciais e manter a liderança de mercado no segmento de
70 a 130 assentos.
As Famílias ERJ145 e E-Jet
Cerca de 900 aviões da família ERJ 145 de jatos regionais foram
entregues a companhias aéreas desde sua introdução no mercado, em 1996.
A família de E-Jets inclui quatro aeronaves que têm entre 70 e 130
assentos. Com engenharia avançada, alto grau de eficiência, cabines
ergonômicas e espaçosas com dois assentos por fileira, além de atraente
economia operacional, o E170, o E175, o E190 e o E195 estabeleceram um
novo padrão na categoria.
Desde que os E-Jets entraram em serviço, a Embraer recebeu mais de 1.700
pedidos firmes para esta família de aeronaves e mais de 1.300 E-Jets já
foram entregues.
* Informações de Defesanet.
08/03/2017
- Fotos: Lacaz Ruiz.
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