'Há vida inteligente acima das nuvens' - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Acidentes

 

Santa Catarina:

Caça da FAB cai e piloto morre

Mais um piloto da FAB morreu na queda de aeronave.

 Da Redação*

Via Fanzine

BH-06/12/2012

 

Aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-1 (AMX).

 

Na manhã desta quinta-feira, 06/12, uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-1 (AMX), caiu em Piratuba-SC, nas proximidades da Usina de Machadinho.

 

De acordo com testemunhas próximas ao local da queda, a aeronave teria saído de sua rota normal, baixou o voo e tocou uma rede de energia elétrica, explodindo a seguir.

 

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave acidentada pertence ao 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (1º/10º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria-RS. Ao deixar sua base o caça se dirigia para outra base militar no Estado do Rio de Janeiro, mas s acidentou quando sobrevoava o Estado de Santa Catarina.

 

A FAB possui 53 unidades do AMX que estão sendo modernizadas pela Embraer. Estes aviões serão adequados para execução de missões ar/terra, principalmente de apoio aéreo aproximado.

 

O piloto da aeronave, André Ricardo Halmenschlager, faleceu no acidente. Em seu portal, a FAB publicou uma nota sobre o acidente nesta data. A seguir reproduzimos a nota.

 

Nota Oficial - Acidente com avião da FAB em Santa Catarina

 

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que por volta das 9h40 desta quinta-feira (06/12), uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-1 (AMX), caiu em Piratuba (SC), nas proximidades da Usina de Machadinho. O Capitão Aviador André Ricardo Halmenschlager, piloto da aeronave, faleceu no acidente.

 

A aeronave era do 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (1º/10º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS), e estava em missão de treinamento operacional. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

 

Brasília, 6 de dezembro de 2012

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

 

* Com informações da Agência Força Aérea e agências de notícias.

   06/12/2012

 

- Foto: Divulgação.

 

*  *  *

 

São Paulo:

Aviões se chocam e quatro morrem

Quatro morrem em colisão de aviões em Santa Bárbara D'Oeste*

 

Destroços de avião em Santa Bárbara D'Oeste, SP.

 

Quatro pessoas morreram depois que dois aviões de pequeno porte colidiram e caíram às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em Santa Bárbara D'Oeste (SP), 141 km de SP, por volta das 1h deste sábado. As vítimas eram ocupantes das aeronaves. Os corpos foram encontrados carbonizados.

 

Moradores ouvidos pela EPTV, afiliada da TV Globo na região, relataram que as asas da aeronave se tocaram na lateral e depois caíram. O Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara D'Oeste enviou quatro caminhões para o local e a guarnição da cidade vizinha de Americana mais uma viatura para combater o incêndio.

 

* Informações de Guilherme Voitch | Agência O Globo.

   18/08/2012

 

- Foto: Divulgação / Grupamento Aéreo da PM.

 

*   *  *

 

Rússia:

Avião cai com time de hóquei e 44 morrem*

Aeronave despencou logo após a decolagem no aeroporto Tucnochna, em Iaroslavl.

 

 

Modelo Yak-42, caiu na Rússia nesta quarta-feira.

 

Pelo menos 44 pessoas morreram nesta quarta-feira (07/09) quando um avião de passageiros Yakovlev 42 (Yak-42) caiu pouco depois da decolagem no aeroporto de Iaroslavl, 300 quilômetros ao nordeste de Moscou.

 

Segundo a polícia regional, estavam a bordo do voo Yaroslavl-Minsk (capital de Belarus) 45 pessoas, 37 passageiros e 45 tripulantes. Entre os passageiros, estavam membros da equipe de hóquei do Lokomotiv Yaroslavl. Também de acordo com a polícia, foram 44 mortes e um sobrevivente.

 

De acordo com o Comitê de Investigação da Rússia, principal órgão de investigação criminal do país, o avião caiu às 16H05 locais (9H05 horário de Brasília). O acidente ocorreu quando a aeronave começava a ganhar altura, a um quilômetro do aeroporto Tucnochna.

 

A equipe do Lokomotiv foi a terceira colocada no campeonato russo de hóquei de 2011. O clube foi campeão em 1997, 2002 e 2003. Os jogadores viajavam para Minsk, capital da Bielo-Rússia, onde jogaria nesta quinta contra o Dínamo Minsk no jogo de abertura da temporada da Continental Hockey League. A competição é uma liga que conta com várias ex-nações da extinta União Soviética.

 

A Rússia é cenário frequente de acidentes aéreos com aviões antigos de concepção soviética.

 

De acordo com as agências russas, o primeiro-ministro Vladimir Putin ordenou ao ministro dos Transportes, Igor Levitin, visitar o local do acidente e o presidente Dmitri Medvedev enviou o chefe adjunto de sua administração, Vladislav Surkov.

 

O Yak 42 é um trimotor de concepção soviética que entrou em serviço em 1980.

 

* Informações e imagem da AFP.

 

*  *  *

 

Rio Grande do Norte:

Acidente com Super Tucano da FAB mata piloto

Uma aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, similar ao que caiu hoje no nordeste brasileiro.*

 

Algumas aeronaves Super Tucano, de fabricação da Embraer, é utilizada pela Força Aérea Brasileira..

 

Um avião modelo A-29 (Super Tucano) da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu, por volta das 8h desta quinta-feira, na comunidade rural do Manibu, localizada entre as cidades de Pureza e Maxaranguape, a cerca de 50km de Natal, Rio Grande do Norte, matando o piloto. Segundo a FAB, o militar fazia um voo solo durante um treinamento previamente planejado. A instrução fazia parte do curso de piloto de caça realizado em Natal pela Aeronáutica.

 

Um helicóptero de resgate foi acionado logo após o ocorrido. As causas da tragédia ainda não são conhecidas. As causas do acidente e o nome do piloto ainda não foram informados.

 

Segue Nota Oficial da Força Aérea Brasileira sobre o acidente:

 

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que nesta quinta-feira (12/05), por volta das 7h20 da manhã, uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-29 (Super Tucano), caiu próximo ao Município de Pureza, 50 km ao norte de Natal – RN. O Aspirante-a-Oficial Aviador Danilo Bello Seixas, de 24 anos, piloto da aeronave, faleceu no acidente.

 

A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

 

Brasília, 12 de maio de 2011.

 

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

 

* Informações de Fernando Valduga/Cavok.

 

- Foto: FAB/Arquivo VF.

 

- Tópicos associados:

 

Marrone estaria comandando helicóptero, diz piloto

Aeronave SUper Tucano cai em Porto Velho, piloto se salva

Aviadora faz primeiro voo solo em avião caça

Embraer vai modernizar 11 caças da FAB

 Caixa-preta de acidente da Air France é encontrada FOTO

Audiências resgatam prioridade para o caso Aerus

10 aeroportos podem ficar de fora da Copa 2014

 Michelle Obama passou por incidente a bordo de avião

Wagner Bittencourt será ministro da Aviação Civil

 

Página inicial  HOME

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter